Para aumentar a segurança do Pix e evitar fraudes, o Banco Central anunciou nesta terça-feira (2) o aperfeiçoamento de duas funcionalidades: a notificação de infração e a consulta de informações vinculadas às chaves Pix para análise antifraude.
As medidas, que exigem ajustes no sistema por parte do BC e das instituições financeiras, entrarão em vigor em 5 de novembro.
A notificação de infração é uma funcionalidade usada pelas instituições financeiras para marcar chaves e usuários em casos de suspeita de fraude na transação. Com a mudança, serão criadas “etiquetas” específicas para a identificação das infrações cometidas.
Esse registro passará a contar agora com novos campos, especificando a razão da notificação -por exemplo, golpe, estelionato, invasão da conta, coação e outros- e o tipo cometido de fraude -usuário que abriu uma conta sob falsidade ideológica ou emprestou indevidamente sua conta para alguma fraude (conta laranja).
No caso da consulta das informações para análise antifraude de transações via Pix, o BC dará acesso para as instituições financeiras a um conjunto mais relevante de dados e por um período maior de tempo. Entre as informações disponibilizadas, estarão a quantidade de infrações do tipo conta laranja ou falsidade ideológica relacionada ao usuário ou chave Pix, o volume de participantes que aceitaram notificação de infração daquele usuário ou chave e a quantidade de contas vinculadas a determinado usuário.
Atualmente, são disponibilizados dados de seis meses. Com a mudança, serão contempladas informações de até cinco anos. De acordo com a autoridade monetária, a consulta poderá ser feita pelas instituições financeiras por chave Pix ou pelo usuário (CPF/CNPJ), 24 horas por dia, todos os dias do ano. “O resultado dessas mudanças é uma maior eficácia no combate à fraude, uma vez que as instituições passarão a ter melhores subsídios para aprimorar os próprios modelos de prevenção e detecção de fraude”, afirmou Breno Lobo, consultor na Gerência de Gestão e Operação do Pix, em nota.
“Na prática, as instituições terão melhores condições de atuar preventivamente (rejeitando transações fraudulentas ou bloqueando cautelarmente os recursos) e, em última instância, resultará em maior proteção aos usuários”, acrescentou. (Nathalia Garcia/Folhapress)(Com informações do O Otimista)
#Artigo_Semanal_em_01_05_2023
MARACANAÚ COM "(DES) QUALIFICA" DOS SERVIDORES CADA VEZ MAIOR E PRESTES A COMPLETAR 20 ANOS SEM CONCURSO PÚBLICO PARA TODOS CARGOS, E A ESTAGNAÇÃO DE EMPREGO NO POLO INDUSTRIAL, POR CAUSA DE UM GRUPO POLÍTICO QUE CADA VEZ MAIS DEIXA MUITO A DESEJAR FAZ DO 1° DE MAIO UM DIA DE SE APEGAR À ESPERANÇA QUE A GRANDE TRANSFORMAÇÃO ESTAR A 20 MESES PARA COMEÇAR, JUNTO COM O NOVO CICLO NA PREFEITURA
De 2005 pra cá, em Maracanaú, percebemos que não teve um momento de impulso no serviço público e na geração de emprego no Polo Industrial. Por conta da má gestão municipal de um mesmo grupo há 18 anos, o que vimos foi os empregos que deveriam ter vindo para o Polo Industrial maracanauense irem para outras cidades da RMF. Onde os prefeitos priorizando o bem estar da população, quase sempre foram aliados do Governo do Estado, que por sua vez, quase sempre aliado ao Governo Federal, se tornando possível encher a maioria das outras cidades da RMF de recursos e geração de empregos na indústria, mais seleção pública e concurso público nas prefeituras. ENQUANTO ISSO EM MARACANAÚ! Fez foi piorar a condição de trabalho de uma grande parte do quadro de servidores públicos, que a gota d'água foi o Programa de contratações (Des) Qualifica que trata o trabalhador de forma absurda, contando mais ainda os direitos trabalhistas e salário paupérrimo. Já no setor industrial, as empresas instaladas na cidade sem uma contrapartida razoalvel da Prefeitura, de forma direta ou indireta, parece que preferiram não ampliar. Para gerar mais arrecadação a Prefeitura poderia criar vagas de empregos nos órgãos públicos. Houve também a estagnação do Polo Industrial, tudo isso devido a eterna oposição burra do grupo político que se perpetuou no poder, já há 18 anos. O que só fez Maracanaú despencar nos índices econômicos e sociais. Que culminou com duas decadas perdidas. Isso para duas gerações - a Z: nascidos entre 1997 e 2010. Geração Alfa: nascidos a partir de 2010. A primeira por falta de empregos e políticas públicas para a educação, como também para a juventude. A segunda porque até a pré-adolescência praticamente tiveram tudo que uma cidade Polo Industrial e uma das que mais arrecada no Estado deveria oferecê-la, culminando com uma perspectiva de futuro desolador. UM ABSURDO NÃO TERMOS UM DIA DE COMEMORAÇÃO DO DIA DO TRABALHADOR NA CIDADE, POR FALTA DE MOTIVOS. MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
Comentários
Postar um comentário