Olha Só! Aprendizado pode ter prejuízo com uso excessivo de telas

Histórico de visão cansada, ocasionado pelo uso de aparelhos eletrônicos, pode ser um motivo importante para buscar especialista
Criança com um tablet na mão. | Foto: Flickr
Em quase cinco meses de paralisação, em virtude da pandemia da Covid-19, o ensino remoto foi a maneira encontrada pelo Governo do Estado para que cerca de 450 mil alunos da rede pública e 350 mil da rede particular não fossem tão prejudicados pela situação. O excesso do uso de aparelhos como computadores, celulares e tablets pode causar um prejuízo ao aprendizado dos estudantes: Síndrome da Visão de Computador (CVS). 
A doença ocorre por conta de problemas oculares e visuais, e, na maioria dos casos, os sintomas são ligados às exigências visuais da tarefa que excedem as capacidades visuais do indivíduo para executá-las de forma confortável. O alerta principal é para as crianças de até sete anos, idade em que se completa o desenvolvimento visual.
“O desenvolvimento visual da criança ocorre com maior intensidade de um até os três anos, período que conhecemos como pré-escolar. Mas esse desenvolvimento se completa aos sete anos. Devido a isso, e diante do cenário que passamos, é importante que os pais levem seus filhos para um oftalmologista”, pontua o oftamologista Giuliano Veras.
Giuliano lembra, ainda, que problemas visuais imperceptíveis aos pais podem afetar o aprendizado da criança. “Caso não diagnosticado o problema, é provável que a criança apresente sintomas como dor de cabeça depois das aulas, por exemplo. O tratamento precoce e a prevenção de doenças oculares podem garantir o desenvolvimento mais adequado da visão, sem grandes interferências no aprendizado das crianças”, acrescenta.

Com as informações do CNEWS


#ARTIGO_DE_03_08_2020
COMO O GRUPO ROBERTISTA VAI PRESTAR CONTAS DO DINHEIRO DA MERENDA ESCOLAR SE SÓ DEU 2 KITS DE ALIMENTOS EM 5 MESES DE PANDEMIA? COMO VAI EXPLICAR PORQUE NA EDUCAÇÃO NÃO REALIZARAM LIVES NAS REDES DA PREFEITURA E VÍDEOS CONFERÊNCIAS QUE FOSSEM APROVEITADOS NO ANO LETIVO E MELHORES DIAS NO ISOLAMENTO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES? COMO VAI EXPLICAR AOS SOFREDORES  NA PANDEMIA, MESMO A PREFEITURA SENDO UMA DAS QUE TEM MAIS RECURSOS NO ESTADO, DEIXOU DE REALIZAR AS MEDIDAS DE FISCALIZAÇÃO DEVIDAS E SÓ COMPROU EQUIPAMENTOS HOSPITALARES 4 MESES DEPOIS DE PANDEMIA?
Uma gestão ela não muda da "água por vinho" em meses. Porque não é assim que funciona. Por mais que queiram por uma máscara pra poder se dar bem em um ano de eleição, não conseguem. Porque ninguém fica capaz e deixa de ser maus gestores em meio a uma crise. Estava na cara que Maracanaú ia ser uma das mais atingidas, pois se depois de 15 anos no poder o grupo Robertista deixa muito a desejar agora com as limitações da crise pandemica é que deixaria mesmo. Mas ainda dá tempo de se retratar com a população e fazer o que é dever da gestão municipal. Como entregar três kits de alimentos a cada família que tem filhos nas escolas públicas. E na educação municipal colocar atividades onlines para as crianças e adolescentes. Dando a cada família um tablet (que a Prefeitura pode comprar a preço de atacado e parcela do em dezenas de vezes). Disponibilizando Internet através de uma empresa que ofertam a todos em um raio de KM's. Ainda dá tempo a Prefeitura atender intensivamente, 24h por dia, no Hospital, e em quantas outras Unidades de Saúde que necessitarem para evitar o sofrimento dos infectados, que não para de crescer. Também uma forte fiscalização "dia e noite" pois só assim evitaria muitas pessoas descumprirem as medidas e muitos continuarem contaminando e muitos sendo contaminados. Essas ações são o que mais a população necessita.
Os recursos viriam das Secretarias que passaram meses paradas e da não realização de obras agora ou empréstimo. Pois dá pra fazer  o que a população mais necessita e deseja no momento.

JORNALISTA 3ª VIA, estar de olho, explicando tudo que os maracanauenses têm que saber.

Comentários