Aplicativo será usado para mães solteiras receberem de R $ 600 à R $ 1.200

O calendário de pagamento já tem previsão de início.
Será lançado também uma página na internet e uma central de atendimento telefônico para a retirada de dúvidas e a realização do cadastro.
Foto: Marcelo Camargo/AB
A partir da próxima terça-feira (7), dezenas de milhões de brasileiros poderão baixar um aplicativo lançado pela Caixa Econômica Federal que permitirá o cadastramento para receberem a renda básica emergencial, de R$ 600 ou de R$ 1,2 mil para mães solteiras. O banco também lançará uma página na internet e uma central de atendimento telefônico para a retirada de dúvidas e a realização do cadastro.
O próprio aplicativo avaliará se o trabalhador cumpre os cerca de dez requisitos exigidos pela lei para o recebimento da renda básica. O pagamento poderá ser feito em até 48 horas depois que a Caixa Econômica receber os dados dos beneficiários, mas o presidente do banco não se comprometeu em apresentar uma data específica. Quem não tem conta em bancos poderá retirar o benefício em casas lotéricas.
O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, anunciou que o banco lançará outro aplicativo, exclusivo para o pagamento da renda básica. O benefício será depositado em contas poupança digitais, autorizadas recentemente pelo Conselho Monetário Nacional, e poderá ser transferido para qualquer conta bancária sem custos. Segundo ele, o calendário de pagamentos será anunciado na próxima semana, depois de o banco conhecer o tamanho da população apta a receber a renda básica emergencial.
Segundo Guimarães, o decreto que regulamenta a lei que instituiu o benefício será finalizado hoje, mas ele não informou se o texto será publicado ainda nesta sexta-feira (3) ou no início da próxima semana. Na segunda-feira (6), a Caixa Econômica detalhará o funcionamento dos dois aplicativos.
O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, informou que só precisarão se inscrever no aplicativo microempreendedores individuais (MEI), trabalhadores que contribuem com a Previdência Social como autônomos e trabalhadores informais que não estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Caso o trabalhador esteja inscrito no cadastro único, o aplicativo avisará no momento em que ele digitar o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF).
Bolsa Família
Os beneficiários do Programa Bolsa Família não precisarão baixar o aplicativo. Segundo Lorenzoni, eles já estão inscritos na base de dados e poderão, entre os dias 16 e 30, escolherem se receberão o Bolsa Família ou a renda básica emergencial, optando pelo valor mais vantajoso.
O ministro da Cidadania lembrou que o benefício de março do Bolsa Família terminou de ser pago no último dia 30. Para ele, o pagamento do novo benefício a essas famílias antes do dia 16 complicaria o trabalho do governo federal, que ainda está consolidando a base de dados, de separar os grupos de beneficiários. 


Com as informações do CNEWS



#ARTIGO_DE_30_03_2020
EM MEIO A PANDEMIA, GRUPO ROBERTISTA, EM MARACANAÚ, DEMOSTRA INCOMPETÊNCIA A NÃO TER UMA RESERVA DEPOIS DE MAIS DE R $ 5 BILHÕES ARRECADADOS EM 15 ANOS;  PARECENDO QUERER PASSAR DESAPERCEBIDO SÓ BAIXA UM DECRETO MUITOS DIAS DEPOIS; A GRANDE CORRUPÇÃO, FOLHA SALARIAL DO FUNCIONALISMO ESTOURADA E MAIS O QUE DESGASTA MAIS UMA VEZ OS ROBERTISTAS NO FINAL DE UM CICLO POLÍTICO?
Convenhamos, nem em pesadelo os maracanauenses previu a estagnação de Maracanaú na gestão do Grupo Robertista né? Nem parece que era uma cidade Polo Industrial próspera que o ego ganancioso do chefe do grupo afugentou tudo que era de novos investimentos que foram para as outras cidades da RMF. Diante disso, o Grupo Robertista que deu a entender que mesmo desfalcando muito as contas públicas com o seu maldito "modus operandi" corrompido e clientelista (toma lá da cá com milhares e milhares de empregos aos familiares e amigos como moeda de troca), pensaram que mesmo assim iria ter recursos sobrando para tocar a gestão pública pra frente de forma devida. No entanto, "deu com os Burros N'Água". Com isso, cada vez mais aumenta a indignação da população e o desejo de mudança, para entrar em um novo ciclo. COM UMA 3a VIA JÁ QUE A 2a VIA É DE UM GRUPO QUE FOI COLOCADO PRA FORA HÁ 15 ANOS.
Era pra Maracanaú ter baixado um decreto tão logo que o Governador baixou o Estadual, como fez muitas cidades. Que o Municipal viesse com medidas para atender os milhares e milhares de maracanauenses, que tanto necessitam do apoio da Prefeitura, durante a quarentena: Era para as famílias receberam um benefício que substituísse a merenda escolar;  os idosos  receberem medicamentos e vacina a domicílio; os trabalhadores autônomos e quem não tem renda receberem um benefício também, etc. Como acontecem em outras cidades, bem administradas, que usam suas reservas neste momento obscuro da história. MARACANAÚ DEVE MAIS AINDA DAR UM BASTA NESTE GRUPO, JORNALISTA 3a VIA E OUTROS NOVOS NOMES JUNTOS QUEREM FAZER UM MARACANAÚ COMO MERECEMOS.

Comentários