Como evitar e lidar com a clonagem do chip?

Geralmente, o golpe se inicia com a técnica de phishing. Os hackers se valem de páginas de login falsas, aplicativos cheios de keyloggers e spyware, anúncios falsos, anexos de mensagens maliciosas, além também de dados vazados na web e assim por diante.




Um tipo de golpe relativamente comum aplicado a quem tem um smartphone é a clonagem do chip. Geralmente, o golpe se inicia com a técnica de phishing. Os hackers se valem de páginas de login falsas, aplicativos cheios de keyloggers e spyware, anúncios falsos, anexos de mensagens maliciosas, além também de dados vazados na web e assim por diante.
O primeiro sinal de que você foi vítima de um golpe de clonagem de chip é receber notificações que o seu SIM ou número de telefone foi ativado em outro lugar. Além disso, outros sinais de clonagem do chip são alertas de segurança não autorizados, impossibilidade mandar ou receber SMS e fazer ou receber ligações. Diante disso, é necessário saber como se defender e se prevenir contra esse tipo de golpe.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Reagindo contra o golpe de clonagem do chip



Fonte: Pixabay

Para se defender caso você tenha sido vítima de um golpe de clonagem de chip, siga as recomendações abaixo:
  1. Avise os bancos, instituições e bureaus de crédito 
  2. Entre em contato com a operadora e avise o ocorrido e, preferencialmente, cancele seu chip
  3. Mude o e-mail e a senha de todos os sites onde tenha alguma conta
  4. Faça um boletim de ocorrência
  5. Não use o envio de códigos de recuperação por SMS

Prevenindo-se contra o SIM Swap



Fonte: Pixabay

Se porventura você não foi vítima de SIM Swap ou já foi mas quer se prevenir, vale a pena seguir as recomendações abaixo:
  1. Ative a autenticação de dois fatores em seus e-mails e redes sociais
  2. Monte senhas longas e fortes, contendo números, letras maiúsculas, letras minúsculas e caracteres especiais
  3. Use uma senha diferente para cada conta em cada site ou aplicativo que você se cadastrar
  4. Não use serviços como Google e Facebook como forma de fazer login em outros serviços
  5. Desvincule o seu número de telefone de suas contas em sites e afins sempre que possível

Com as informações do Tecmundo

#ARTIGO_DE_20_01_2020
COMO SERÁ A NOVA ERA FEITA PELOS MARACANAUENSES TALENTOSOS ESTUDADOS SE DESTACANDO NACIONALMENTE NO COMANDO DO JORNALISTA TERCEIRA VIA? DEPOIS DE UMA DÉCADA E MEIA FISIOLOGISTA PRA ESQUECER
As pessoas juntas com dedicação, conhecimento movem as transformações sociais. A gestão pública tem o dever de fazer isso acontecer. Estimulando as pessoas a lapidarem ou ganharem talento, para juntos se desenvolverem, fazendo uma cidade referência nacional. A IDEIA DA TERCEIRA VIA é proporcionar tudo isso. Aproveitando o potencial de Maracanaú que só se estagnou por incapacidade do grupo Robertista. Que com os milhões gastos com o FISIOLOGISMO (Que só os integrantes da gestão pública e seus apadrinhados se beneficiam mais, de forma indevida, dos recursos e serviços públicos) e a corrupção tinha sido possível dar aos maracanauenses talentosos a oportunidade de se destacarem profissionalmente e artisticamente, crescendo muito junto com a cidade. Pesquisas apontam que toda gestão pública que investe pesado nas pessoas elas se desenvolvem demais. Quanto mais isso acontece, mais investimentos são atraídos e uma cidade se destaca economicamente e socialmente, a passos largos. OS DOIS GRUPOS POLÍTICOS DESGASTADOS PASSAM CONFIANÇA QUE FARÃO ISSO UM DIA? Sinalizam que não. E não dão oportunidade aos maracanauenses um dia também comandarem a cidade. Os grupos políticos  desgastados fazem é cooptar quase todos que ousam isso.
Ao morarem fora só se aproveitam da cidade para estarem na crista da onda na política. ALGUÉM JÁ VIU ELES CONVIVENDO MUITO TEMPO COM O POVO? Não, não. O JORNALISTA TERCEIRA VIA que há 30 anos mora em Maracanaú, nunca viu isso. Este sim, é quem quer mais TRANSFORMAR MARACANAÚ E SUA POPULAÇÃO. Pois só quem cresce numa cidade desde o início da emancipação é que quer que Maracanaú seja o melhor lugar do estado pra se morar.

Comentários