CUIDADO! EM APP DE MÚSICA VÍRUS CRIADO HÁ DOIS ANOS ESTÁ EMBUTIDO

Embora aplicativos indesejados passem pelos filtros do Google, o caso recebeu destaque porque o código espião encontrado é de 2017 e teria sido "trivial" detectá-lo para impedir o cadastramento na loja, segundo um especialista da Eset.
O software "RB Music" apareceu no Google Play no dia 2 de julho e foi removido do Google Play após a denúncia da fabricante de antivírus, conseguindo apenas pouco mais de 100 downloads. Mesmo assim, o aplicativo, de alguma maneira, conseguiu aparecer novamente na loja no dia 13 de julho, mais uma vez passando da marca de 100 downloads antes de ser removido.
Aplicativo foi cadastrado duas vezes no Google Play. — Foto: Reprodução/ESETAplicativo foi cadastrado duas vezes no Google Play. — Foto: Reprodução/ESET
Aplicativo foi cadastrado duas vezes no Google Play. — Foto: Reprodução/ESET
De acordo com Lukas Stefanko, pesquisador da Eset, o RB Music era completamente funcional e permitia que usuários escutassem música balúchi por meio de streaming. Porém, ele também executava o código do AhMyth, um programa espião de código aberto — totalmente público — que é capaz de roubar contatos e arquivos do telefone, além de controlar o envio de torpedos SMS. O roubo de mensagens SMS, embora esteja presente, é impedido pela nova política do Google Play que restringe essa permissão.
"Como a funcionalidade maliciosa do AhMyth não é ocultada, protegida ou ofuscada, é trivial identificar o aplicativo 'Radio Balouch', ou outros derivativos, como maliciosos e classificá-los na família do AhMyth", explicou Stefanko, da Eset.


O caso gera dúvidas sobre as promessas do Google de melhorar a filtragem de aplicativos no Google Play. A empresa chegou a alertar que apps de desenvolvedores novospoderiam demorar mais para aparecer na loja após o reforço da filtragem, que deveria impedir o cadastramento de aplicativos maliciosos.
"A presença repetida do malware Radio Balouch no Google Play deveria servir como um alerta para a equipe de segurança do Google e para os usuários de Android", apontou Stefanko.
Segundo o Google, a 1,08 milhão de aplicativos foram bloqueados no Google Play em 2018. A rival Apple não divulga dados sobre a App Store, usada pelo iPhone, mas ainda não foram registrados casos de apps espiões em nenhuma loja da Apple em 2019; o caso mais recente ocorreu em setembro de 2018, na Mac App Store.
Apesar dos problemas no Google Play, lojas "alternativas" para o Android representam um risco ainda maior. De acordo com o alerta da Eset, o "RB Music" continua disponível em outras lojas.

Com as informações do G1 TECNOLOGIA

#ARTIGO_DE_19_08_2019
EM 15 ANOS, MARACANAÚ CHEGOU EM PRIMEIRO EM QUE? EM NÚMERO DE HOMICÍDIOS NO BRASIL; CAIU EM QUE? EM ARRECADAÇÃO PRÓPRIA DO SEGUNDO PARA O SÉTIMO LUGAR; PRECISA  DE MAIS O QUE PRA DÁ UM BASTA?
É contra fatos não há argumentos. Nada melhor do que o tempo para mostrar a realidade e realizar as mudanças necessárias. Os péssimos índices em desenvolvimento social e econômico de Maracanaú,  mostra a falta de compromisso e competência do grupo Robertista. Que só quer Maracanaú para trampolim, para ainda tentar voos mais altos no Estado. Os maracanauenses foram os que mais  perderam.  Imagine o que poderia ter vivido de bom se os R$ BILHÕES arrecadados tivessem beneficiados mais as famílias  de Maracanaú? Em vez dos milhares de amigos e parentes dos políticos, para o chefe do grupo Robertista ter tentado evitar derrotas contra os FGs a nível de Estado. Até condenado, recentemente, pela justiça foi a caluniar um  FG.
Pois é... E na reta final do ciclo Robertista, levando em conta a durabilidade de cerca de 15 anos de um ciclo, segundo a Ciência Política, já que os resultados inquestionáveis mostram a insustentabilidade de um grupo político como os citados. E ultimamente outros acontecimentos como assédios morais e sexuais as mulheres provocadas por gestores municipais, com o time de futebol  da Prefeitura caindo para a Terceira Divisão Estadual, etc. Daí não tem outro jeito, os maracanauenses "vão com tudo" na hora H para dar uma vassourada na gestão municipal.

Será Profecia? Pois Maracanaú que não teve uma grande promessa cumprida  dos maracanauenses graduados terem oportunidades na Gestão Robertista, com acesso meritocrático tem a tendência de acontecer "de cabo a rabo" a partir do novo gestor municipal e centenas de maracanauenses que administrarão as repartições. A TERCEIRA VIA, um   "maracanauense de coração" há 30 anos na cidade, Jornalista em Formação, premiado nos 20 anos de trabalho social no esporte e comunicação maracanauense, agora junto com a maioria da população quer mudar tudo, PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE e sair das mãos de quem sempre morou na Beira Mar.

Comentários