VEJA SÓ! APLICATIVO MEU ÔNIBUS AGORA RECEBE DENUNCIA DE ASSÉDIO SEXUAL NA CAPITAL CEARENSE



Usuários do transporte público em Fortaleza que forem vítimas ou presenciarem alguma situação de assédio podem denunciar pela ferramenta Nina

O aplicativo Meu Ônibus Fortaleza, que informa sobre horários e pontos de embarque do transporte urbano, recebeu uma nova ferramenta para auxiliar no combate ao assédio. O botão virtual “Nina” será lançado oficialmente nesta quinta-feira (7).

A ferramenta já está disponível para quem tem o aplicativo “Meu Ônibus” atualizado. Nos últimos dias, segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o Nina estava sendo testado, por isso alguns usuários começaram a ver o botão na tela inicial.

Em novembro do ano passado, a Prefeitura de Fortaleza anunciou o projeto. O objetivo é incentivar a denúncia, coibir o assédio, gerar informação e conscientizar a população.

O botão aparece na capa principal do “Meu ônibus”. Ao clicar no botão “denunciar assédio“, o usuário é direcionado ao Nina. O denunciante pode tanto ser a vítima como alguém que presenciou o assédio.

Os usuários podem relatar se há uma pessoa se tocando ou se exibindo, se encostou de maneira inapropriada na vítima ou em outra pessoa, se foi intimidada a fazer algo que não queria, dentre outras situações de assédio.

Segundo a Prefeitura, o Nina auxilia a denúncia de casos de assédios no transporte público, ajudando a identificar as linhas e os pontos onde ocorreram situações de assédio. “Quando acionado, o botão automaticamente ativará a gravação dos vídeos por meio de câmeras dentro dos ônibus, que serão encaminhados à Polícia Civil. Assim, quando a vítima ou testemunha for denunciar o caso à Delegacia da Mulher ou à Delegacia da Criança e do Adolescente, poderá contar com a prova do ocorrido”, disse a Prefeitura em novembro.

Segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), 5,2 milhões de mulheres foram assediadas em transportes públicos em 2016 no Brasil. De acordo a organização não governamental internacional ActionAid, 86% das mulheres sofrem assédio nos espaços públicos.

O projeto do Nina envolve a articulação da Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), a Coordenadoria de Participação Social, a Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres de Fortaleza e a Delegacia da Mulher.

Prevê também o envolvimento da Casa da Mulher Brasileira, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres do Governo do Estado do Ceará, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará e da Secretaria Municipal de Segurança Cidadã.

Com as informações do Tribuna do Ceará


A JOVEM CIDADE DE MARACANAÚ NESTA SEMANA COMPLETA 36 ANOS DE EMANCIPAÇÃO, PORQUE A POPULAÇÃO NÃO TEM MUITO O QUE COMEMORAR? 
Pra começar a maioria dos maracanauenses estão desconfortados com este episódio da ex-primeira dama, nas redes sociais, cobrar do Prefeito mais apoio ao filho deles.   Somando a isso a crítica de que o Prefeito deu um carro novo a uma namorada que tem idade de ser neta dele, segundo uma fonte. 
Outra é o anúncio de que o chefe político que administra Maracanaú é um dos cinco deputados federais do Ceará que respondem processos judiciais. 
Além daquela história que não ficou bem contada: a de um médico que também trabalhava em Maracanaú ter sido preso com muito dinheiro, medicamentos e santinhos do chefe político de Maracanaú, durante a campanha das Eleições 2018. 
Dando a entender que este só ganhou porque colocou em prática, ainda, a velha política e maneira de fazer campanha. Juntando tudo isso não tem nada que chame atenção realizado pelo grupo político Robertista desgastado  para ser comemorado no 36o. aniversário de Maracanaú
Em 14 anos de dominação deste grupo, a arrecadação de cerca de R $ 7 BILHÕES DE REAIS foi mais gasto com contratações dos amigos e familiares dos políticos, estourando a folha de pagamento salarial, como alertou o Tribunal de Contas do Estado. 
Modus Operandis  deste grupo político para ter um batalhão de cabos eleitorais e servidores públicos nas eleições fazendo o que for possível e ilegal  para reeleger os políticos que deixaram a desejar em uma década e meia. 
Além disso a corrupção no 'meio da canela' com vice prefeito afastado por suspeição de comandar quadrilha que desviou R $ 47 MILHOES, além das muitas denúncias de superfaturamento de licitações realizado ao Ministério Público.  

Agora Maracanaú que é  uma das cidades caçulas do Estado do Ceará tem muito o que comemorar no futuro. A TERCEIRA ALTERNATIVA quer mostrar como se faz, PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE. O Prefeiturável  premiado por realizar um grande trabalho no esporte e na comunicação de Maracanaú, mora em Maracanaú há cerca de 30 anos tem a honra de capitanear esta ideia.  SEGUIMOS ABRAÇADOS!!!

Comentários