- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Confira dicas para manter a integridade do celular durante as viagens de férias ou no fim de semana de folga
Companheiro fiel de toda viagem, o celular é o responsável por registrar todos os momentos do passeio por meio de fotos e vídeos. Porém, ao ser utilizando com tanta frequência, o aparelho fica exposto a muitos danos. De acordo com a sócia e técnica da Fix Online, empresa especialista em troca de vidro e tela de celulares, Tatiana Moura, durante os períodos de férias, o número de celulares que aparecem quebrados na loja, aumenta em 30%. “Apesar de sermos especializados em conserto de tela e vidro, nos deparamos com todo tipo de caso. Desde o aparelho que caiu na água da piscina, até aquele com os orifícios entupidos de areia”, conta.
Para quem não sabe o que fazer quando acontece algum tipo de acidente com o celular, Tatiana aponta os principais danos que ocorrem com o aparelho durante as viagens e passeios de férias e quais os procedimentos adequados a serem seguidos. Confira!
O celular caiu na piscina. E agora, o que fazer?
“Não ligue o aparelho”, alerta a especialista. De acordo com Tatiana, se o celular cair na água, o correto é mantê-lo desligado e levá-lo – o mais rápido possível – para uma assistência técnica fazer o banho químico. “O procedimento irá secar o excesso de água no celular. O processo de corrosão é muito rápido, por isso o ideal é procurar uma assistência de imediato”, comenta.
Mas e colocar o celular no arroz, não resolve? Segundo a técnica, isso é apenas um mito popular. “O usuário pode até colocar o aparelho no arroz, porém o alimento irá sugar apenas a água superficial. O que prejudica mesmo o celular é aquela que entra dentro da placa; e o arroz não chega neste nível”, explica.
Celular cheio de areia, como se deve limpá-lo?
O grande problema do celular cair na areia, é que ela pode entrar nos pequenos orifícios do aparelho, como na entrada de fone de ouvido, saída de som e no conector de carga. “Se isso acontecer, o indicado é não tentar resolver o problema sozinho. Ao utilizar uma agulha, por exemplo, para tirar a areia dos buraquinhos, a pessoa pode empurrá-la ainda mais pra dentro do telefone”, ressalta.
Esse tipo de atitude pode ser ainda mais prejudicial se a areia for empurrada para dentro do conector de carga, porque o grão pode danificar todo o local. “O que era para ser uma simples limpeza, que muitas vezes não é nem cobrada, passa a ser um problema muito maior, com um custo bem mais avantajado”, comenta.
Tela e vidro rachados, há conserto?
Um dos acidentes mais comuns com celulares, principalmente durante viagens, é a queda do aparelho, que costuma ocasionar a quebra do vidro ou tela do telefone. Quando isso acontece, o consumidor costuma entrar em desespero, achando que terá que trocar tudo e pagar um absurdo pelo serviço. “Apesar da grande maioria das assistências trocarem tudo, em 95% dos casos a quebra é apenas do vidro, não do LCD”, revela. A troca somente do vidro, gera uma economia de 70% no orçamento.
Para saber se há a necessidade de fazer a troca completa, Tatiana dá três dicas valiosas: “se a tela estiver sem manchas, sem riscos e com o touch funcionamento normalmente, não há a necessidade de mexer no LCD”, conta.
Mas se houver a necessidade de um novo vidro e tela, para que o consumidor saiba se o conserto valerá a pena, em termos de custo, basta fazer um conta. “Se a troca custar até 30% do valor aparelho, compensa”, afirma.
Celular que caiu no mar, tem salvação?
Se deixar o celular cair na piscina já é uma dor de cabeça, na água do mar é muito pior. Isso porque, a água salgada é extremamente corrosiva, ela age no aparelho como se fosse um ácido e vai comendo toda a placa do telefone. “As chances de recuperar um celular que caiu no mar são quase zero. A pessoa pode até ligar o aparelho e ver a imagem na tela, mas vai se deparar com diversos danos, seja no wi-fi, fone de ouvido ou conector de carga”, enfatiza Tatiana.
A técnica conta que mesmo os aparelhos que possuem fator de proteção IP68, ou seja, resistentes a água, não podem ser utilizados no mar. “Eles são permitidos entrar até determinada profundidade e sempre em água doce. No mar, jamais”, aconselha.
Excesso de sol faz mal para o celular?
Na hora de pegar aquele solzinho, é essencial proteger o celular dos raios UVs. “Quando o celular fica muito exposto ao sol, a bateria do aparelho pode inchar, empurrando a tela para fora, o que ocasionará em rachaduras no vidro”, finaliza.
Com as informações do Diário do Nordeste
PORQUE EU COMO TERCEIRA ALTERNATIVA É INTERESSANTE PARA MARACANAÚ?
Decidi se disponibilizar para administrar Maracanaú neste novo ciclo que vem por ai a partir de 2021, porque sinto-me capacitado para comandar um novo modelo de gestão que é o que os maracanauenses merecem. Que o melhor para Maracanaú é uma liderança advinda do grupo independente que há muito tempo luta por um Maracanaú melhor e tenha um trabalho interessante em Maracanaú. Que preferencialmente faça parte de Maracanaú muito tempo. Há muitos anos combato as ações erradas na gestão municipal de Maracanaú. Desde 1999 quando iniciei minha carreira de Radialista. A partir de 2007 também em um Jornal Semanal que tinha a minha produção e era ligada a entidade esportiva que eu comandava. E desde 2012 como Blogueiro continuo de olho mas 'arregalado' na gestão municipal, denunciando e reivindicando. No blog MARACANAUENSENEWS e MOACIRNETOSPORTS (mais visto na Região Metropolitana) também realizo um trabalho de Prestação de Serviços e Utilidade Pública. Acredito que a mudança de verdade é com uma TERCEIRA ALTERNATIVA que nunca participou do grupo politico do Roberto Pessoa e do grupo político dos Costa Lima. Que sentido faz a nossa cidade continuar sendo administrada por um deles a partir de 2021? A historia mostra que um novo tempo na gestão pública vem sempre com um nome novo totalmente sem amarras da 'política velha'. Quem quiser me conhecer melhor só ver meu histórico que está publicado nas minhas Redes Sociais e Blog. Agradecido pela a receptividade interessante, pra início, que estou tendo dos maracanauenses. Vamos que vamos abraçados na corrente PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE. Que só foi dos maracanauenses em 1983, quando se emancipou e durante poucos anos. Depois por mais de uma decada e meia cada um, dois grupos políticos se apossaram da cidade e deixam muito a desejar. Não passam nenhuma confiança que Maracanaú deve continuar em suas mãos.
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Comentários
Postar um comentário