Com o desemprego em alta, a concorrência nos concursos públicos tem sido cada vez mais acirrada. Conquistar uma vaga requer muito estudo, disciplina e investimento. Mas se tempo e dinheiro são empecilhos, a internet pode ajudar. Hoje vários canais no YouTube disponibilizam conteúdo de qualidade e de graça que podem ajudar a turbinar os estudos.
A grande maioria dos canais está ligada aos cursinhos que veem na plataforma uma forma de estreitar laços com os alunos ou captar novos. Nestes, é possível encontrar desde aulões sobre temas específicos que costumam cair com mais frequência em prova, análise de editais, mudanças na legislação, até dicas de como aprender de forma mais eficiente. Muitos com várias postagens diárias.
A flexibilidade de poder escolher apenas as aulas que quer, assistir onde e quando quiser são pontos a favor. “Sem contar que não existe fronteira, o aluno pode assistir as aulas do seu professor preferido que pode estar do outro lado do País”, afirmou a diretora do Curso Prime, Giovanna Carranza.
Há também canais feitos de forma independente, com conteúdo completo de aula. É o caso da professora e agora youtuber, Elisa Faria, que desde 2011 concilia as atividades na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) e a consultoria em previdência, com o canal próprio no qual disponibiliza aulas de Direito Administrativo voltadas para concurso.
Mesmo sem postar com regularidade, o canal tem mais de 83.698 inscritos e o último vídeo, postado há nove meses - mas que continua atual -, teve mais de 7,2 mil visualizações. “Quando postei as primeiras aulas, de forma ainda displicente, de aulas gravadas sobre as quais eu já tinha direito autoral, descobri que as pessoas tinham muito interesse por este tipo de conteúdo. E achei a ferramenta muito interessante principalmente porque é democrática: permite que mesmo quem não tenha condição de pagar por um cursinho bom, caro, possa se preparar”.
Uma busca rápida no YouTube com as palavras “concurso público” aponta que há aproximadamente 3.970 canais relacionados ao tema. Mas se a oferta é grande, o desafio é fazer uma triagem entre tantas informações.
Giovanna diz que o ideal é conhecer antes o professor ou o cursinho, mas um bom parâmetro também pode ser a indicação de conhecidos ou de fóruns de concurseiros. “Pois tem de tudo, desde aulas excelentes com conteúdos atualizados até coisas totalmente erradas. E quando falamos de educação e preparação para concursos é necessário o aluno estudar corretamente”.
É importante também ficar atento à data da postagem. A reforma trabalhista, por exemplo, trouxe mudanças significativas na legislação. Por isso, uma dica é perguntar ao professor, na caixa de comentários, se o conteúdo está atualizado.
Fonte: O Povo Online
Comentários
Postar um comentário