Vítima associa queima de chip de operadora de celular a golpe bancário
Caso foi denunciado na Delegacia Plantonista de Aracaju e será investigado.
No início, vítima não percebeu perigo até acessar conta em banco em casa.
Um jornalista foi alvo de um golpe bancário no fim da tarde de quinta-feira (9) em Aracaju (SE). O chip do celular dele queimou e ele foi imediatamente a uma loja da operadora para trocar por um novo. O que ele não desconfiava era que, até então, isso poderia ser indício de um crime mais complexo.
No período em que o telefone dele ficou sem final devido ao problema no chip, acessaram os dados bancários dele e sacaram R$ 3 mil, agendaram uma transferência de R$ 3 mil para a conta de um suspeito e utilizaram quase R$ 5 mil em comprar pelo cartão de crédito. A vítima possuía um aplicativo no celular por onde acessava a conta no banco.Depois de conseguir um chip novo na operadora de telefone, o jornalista voltou para casa e horas depois consultou a movimentação bancária pelo computador. Foi nesse momento que ele percebeu que tinha caído em um golpe financeiro.
Uma coisa me deixou atento, acesso a minha conta pelo celular. Cerca de 40 minutos antes da movimentação fraudulenta do dinheiro, meu chip do telefone simplesmente queimou e precisei trocar na operadora. Só depois liguei os pontos e percebi que o golpista deve ter feito isso acontecer justamente para eu não notar a retirada do dinheiro, já que todo movimento na conta chega uma mensagem e seu eu percebesse teria bloqueado na hora. Acredito que o estrago não foi maior porque meu limite de retirada diária é de R$ 3 mil e eu acessei a conta a noite em casa”, relatou a vítima, que preferiu não ter a identidade revelada por questões de segurança.
O caso foi registrado na Delegacia Plantonista da capital sergipana e será investigado. Dados da conta suspeita para a qual o dinheiro foi transferido já foram entregues à polícia. "Fico preocupado e também vou cobrar do banco explicações sobre essa vulnerabilidade no sistema. A gente acha que é seguro usar o aplicativo do próprio banco ou acessar nossa conta pelo site da instituição bancária, mas pelo visto isso precisa ser melhorado para coibir movimentações não autorizadas", finalizou a vítima que espera recuperar a quantia perdida.
Fonte: G1 Tecnologia
Comentários
Postar um comentário