OLHA SÓ! Cearenses conquistam prêmio com projeta que melhora a comunicação em manifestações

Jonas Forte, Pedro Ítalo, Kathleen Porto e Remerson Carvalho apresentaram o trabalho na Argentina (Foto: Reprodução/ FC)
Jonas Forte, Pedro Ítalo, Kathleen Porto e Remerson Carvalho apresentaram o trabalho na Argentina (Foto: Reprodução/ UFC)

Alunos da UFC conquistam prêmio internacional com projeto que melhora comunicação em manifestações

O projeto Brado, do curso de Sistemas e Mídias Digitais, criou aparato para comunicação entre cidadãos e agentes de segurança em protestos

Quatro estudantes do curso de Sistemas e Mídias Digitais da Universidade Federal do Ceará (UFC) conquistaram o 3º lugar na Student Design Competition, um evento integrante do Congresso Latino-Americano de Interação Humano-Computador, que foi realizado de 17 a 22 de novembro de 2015, na cidade de Córdoba, na Argentina.

A premiação veio através projeto Brado, que carrega a proposta de melhorar a comunicação entre manifestantes e policiais durante as manifestações de cunho social e político através de intervenção tecnológica. Os estudantes competiram com mais 19 equipes.

Dentre os 20 projetos do concurso, cinco foram escolhidos para apresentação presencial durante o congresso. O Brado foi o único representante brasileiro e sul-americano na segunda fase da competição e disputou com outras quatro equipes do México.

A orientação foi feita pela professora Inga Saboia. O grupo, que recebeu a premiação da competição no início de março, é formado pelos estudantes Kathleen Porto, Jonas Forte, Pedro Ítalo e Remerson Carvalho. “Foi uma experiência única participar de um congresso internacional, viajar para outro país e realizar uma apresentação diante de pessoas de diferentes nacionalidades, além de ter contato direto com diversos designers conhecidos no mercado“, diz Remerson.

Os quatro alunos fazem parte do Formação de Interfaces Gráficas (Formigra), um projeto de extensão e pesquisa original do Curso de Sistemas e Mídias Digitais da UFC, que começou em 2014 e reúne onze estudantes que se dedicam a uma série de ações, como participação e realização de eventos sobremídias digitais e produção de pesquisa científica.

“O grupo colocou como meta a participação em outros concursos, assim como participar no mesmo congresso neste ano de 2016 e melhorar ainda mais a sua posição”, conta Inga Saboia.

Brado

O projeto Brado é composto por cinco elementos. Um drone de monitoramento, utilizado para a identificação de pontos de conflito entre manifestantes e polícia; uma pulseira inteligente, usada no monitoramento e posicionamento das tropas policiais; um escudo de contenção com letreiro informativo, para facilitar a comunicação entre policiais e manifestantes; um capacete de transmissão com uma câmera acoplada; e um portal da transparência, nomeado “How.We.Act”, que recebe e transmite ao vivo pela internet as imagens captadas pelos capacetes e pelo drone de monitoramento, podendo ser acessado por toda a população.



*Com informações da UFC

Fonte: Tribuna do Ceará Online

Comentários