OLHA AÊ! Aplicativos. As muitas janelas abertas para o flerte virtual; do bate-papo da UOL ao Happn, a paquera online vem se transformando a cada nova ferramenta. Especialistas e usuários discutem a multiplicação desses aplicativos

Aplicativos. As muitas janelas abertas para o flerte virtual

Do bate-papo da UOL ao Happn, a paquera online vem se transformando a cada nova ferramenta. Especialistas e usuários discutem a multiplicação desses aplicativos
Comportamento

Dez anos antes de surgir o aplicativo de paquera online Tinder (em 2013), o escritor polonês Zigmunt Bauman já discutia – e até previa - a fragilidade dos vínculos humanos, no livro Amor Líquido. Foi naquele ano em que a expansão dos aplicativos tomou impulso. E, agora, os interessados têm uma infinidade de opções para criar contas, encontrar novos parceiros (sexuais e/ou amorosos) e amizades. Sinal dos tempos, em que se vive envolto de tecnologias. E a paquera está inclusa nesse pacote, abrindo possibilidades para configurações de relacionamentos que vão além do que foi ensinado quando éramos criança. Inventar possibilidades é uma das habilidades que o ser humano tem. Para o bem ou para o mal.
 
Estudiosa das áreas de mídia e marketing digital, Mariana Ruggeri expõe essa liquidez dos vínculos humanos como sendo uma característica forte destes apps. “Por que eu disse isso? Para não imaginarmos que algumas áreas de nossas vidas ficarão preservadas ou intocadas pela tecnologia. A partir daí, podemos pensar também que o comportamento veio mudando desde a internet discada (até bem antes disso) e que os aplicativos podem ser uma consequência dessa mudança anterior”, analisa. 
 
As relações intermediadas por dispositivos (pode ser smartphone, tablet ou computador) passam por um processo natural de simplificação. Elas ficam mais fáceis, mais práticas, mais rápidas. “Nesse ponto o aplicativo funciona de forma positiva para você encontrar novas pessoas com o mínimo de afinidade, mas também reduz esse flerte a uma foto e uma passada para direita ou esquerda (a exemplo do Tinder)”. Outro ponto definido como “complicado” por Ruggeri nessa “superficialização” da paquera é o estimulo constante para julgar as pessoas. “Padrões são reforçados, inseguranças aumentam, distorções da realidade se tornam comuns (sabe aquela photoshopada na foto + filtro do instagram? pois é), ou seja, o ambiente vai se tornando competitivo e quase hostil. Sem contar que é possível se viciar nessas facilidades”. 

ComportamentoUma rápida busca na App Store ou no Google Play, por exemplo, vai indicar listas de aplicativos para paquera virtual. Uns mais abrangentes, outros mais segmentados. Além do Tinder (que funciona em 196 países e contabiliza a média de 26 milhões de matches por dia), os usuários podem encontrar outros, como Happn, Once, Grindr, KickOff, Wapa, OkCupid, Down, Anomo e Nowme. As intenções dos adeptos são as mais variadas: podem querer namorar, uma saída tranquila para conhecer novas pessoas, sexo casual, apimentar o relacionamento incluindo pessoas desconhecidas e até fazer novos amigos. 
 
Psicóloga, sexóloga e pedagoga, Zenilce Bruno conta que a maioria das pessoas que relatam experiências e expectativas sobre os aplicativos quer mesmo é um compromisso sério, um namoro. “O amor continua na moda”, define. Para os tímidos, é uma excelente forma de começar a se soltar e paquerar com mais segurança, já que pressupõe-se que quem está nos apps quer um relacionamento - seja qual for o tipo. “Mas você não perde a timidez porque conversou com alguém. É um processo, e esses aplicativos podem ajudar”, diz, e emenda: “O que me preocupa é esse jogo de conquista muito superficial”.  

Frases
“Padrões são reforçados, inseguranças aumentam, distorções se tornam comuns”
 
Mariana Ruggeri, pesquisadora em mídias digitais 

Alguns aplicativos:
 
HAPPN“Encontre as pessoas que você cruzou” é o slogan do app. Se propõe a identificar pessoas que passaram ou estão por perto do usuário. “É um aplicativo para não perder oportunidades”.
 
ONCEO diferencial deste app é que a partir das informações que os usuários colocam em seus perfis, eles encontra pessoas para sugerir como matches, podendo ou não ser aceitos. 
 
GRINDRVoltando para o público gay, tem mais de 7 milhões usuários em 192 países. “Encontre o homem perfeito agora mesmo”, diz o app.
 
DIVINO AMORAplicativo com foco nos evangélicos solteiros que buscam novos amigos ou um amor “sério e duradouro”. O app surgiu a partir dos bons resultados do site homônimo.
 
WAPAÉ um dos aplicativos de relacionamento mais populares para mulheres lésbicas, bi ou curiosas. A maioria dos recursos é totalmente gratuita.
 

OK CUPIDO objetivo é fazer com que os usuários encontrem pares que tenham o máximo de interesses em comum. Para isto, são sugeridas diversas perguntas que indiquem essas afinidades.
Fonte: O Povo Online

Bom Dia Amigos! Excelente Domingo a Todos, em especial os meus colegas que são blogueiros como eu, pois hoje é o nosso dia, também hoje é o Dia da Felicidade, que todos saibamos valorizar tudo que temos e sejamos sempre felizes.

Dia do Blogueiro Imagem 4








Comentários