Tendência começou a viralizar nos Estados Unidos e logo chamou a atenção dos brasileiros. Tiktoker explica o motivo do sucesso e compartilha bastidores da produção dos vídeos
Nas últimas semanas, vídeos de garrafas de vidro e PET rolando escada abaixo têm viralizado nas redes sociais, especialmente no TikTok, com milhões de visualizações (veja no vídeo acima).
A tendência ("trend", em inglês) tem despertado vários sentimentos na internet. Há quem diga que é algo muito satisfatório e relaxante, mas também tem que ache completamente sem noção pelo desperdício de bebidas e alimentos.
O g1 conversou com a dona do TikTok "@rachapotes", que produz esse tipo de conteúdo e que conta com mais de 2,5 milhões de seguidores. O TikTok também foi procurado para comentar os riscos da "brincadeira", mas o g1 não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.
O que explica o sucesso da trend
Nos Estados Unidos, os vídeos começaram a viralizar no final de junho e os brasileiros logo entraram na onda. Agora, já são vários perfis, tanto no TikTok como no Instagram, que se dedicam a jogar nas escadas garrafas de cerveja, vinho, whisky e até de molho de tomate, azeitona, entre outros.
Para a dona do "@rachapotes", que não quis se identificar na matéria para manter a privacidade da família, esses conteúdos geram uma sensação de ASMR, que do inglês significa Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano.
"Pode parecer estranho, mas muitas pessoas se sentem relaxadas e satisfeitas ao ouvirem esses sons. É como se a tensão fosse liberada em cada estilhaço. Alguns até dizem que é terapêutico.
— Criadora do "@rachapotes"
Ela afirma que criou o perfil no TikTok após notar que a tendência estava ganhando força, no final de junho. Os vídeos são feitos na casa dela e, às vezes, aproveita a residência da sogra para "trazer variedades e novos cenários aos conteúdos".
"A limpeza e separação dos materiais ficam a cargo do meu marido, que demonstra muita paciência e comprometimento nessa tarefa, cena após a cena", diz.
Questionada sobre o desperdício, a tiktoker explica que ela mesma compra os recipientes utilizados no vídeo e que adquire "garrafas reutilizáveis e até mesmo alimentos vencidos".
Mas ela e outros criadores têm buscado por alternativas. Alguns retiram a bebida e incluem outros itens dentro das garrafas e potes, como bolinhas de gude, pedra e tinta.
Sobre os riscos da "brincadeira", a mulher diz "tomar cuidados especiais, usando óculos de proteção, luvas e sapatos antiderrapantes durante as gravações".
A dona do perfil afirmou que não tem patrocínio com essas produções, mas também não deixou claro se pretende ganhar dinheiro com elas.
(Com informações do G1)
#Artigo_Semanal_em_07_08_2023
FALTA DE RESPEITO MAIOR AINDA NAS REDES SOCIAIS DA PREFEITURA DE MARACANAÚ AO FICAR COM BRINCADEIRAS AO PASSAR INFORMAÇÕES, QUE SE NÃO BASTASSE AGUENTAR "AS MENTIRAS" AGORA TEM QUE TOLERAR A FALTA DE SERIEDADE QUE UMA FONTE DE INFORMAÇÃO PÚBLICA TEM QUE TER, PARA PASSAR CONFIANÇA E CREDIBILIDADE?
Percebe-se na reação da população, uma revolta enorme, quando vai buscar informações nas redes sociais públicas e se depara com práticas inadequadas de uma Prefeitura passar uma informação, praticando infomarketing como quem estar vendendo algo. A população quer é saber se as obrigações da esfera pública estão sendo realizadas da forma devida. E que as informações sejam objetivas. Não quer piadinha e gracinha não. Isso por que a população que não tem um bom serviço público, ela quer é explicação porque as coisas erradas acontecem. E não marketing com coisa séria. Que isso pode sinalizar é incapacidade da gestão pública de cumprir seus compromissos, devido a isso as redes sociais se enchem de reclamações dos cidadãos e cidadãs. Um absurdo isso, a prefeitura em vez de atender a demanda da população resolve é fazer das suas redes sociais um espaço online de descontração. Contudo, estar chateando mais ainda a população que, em vez de ter soluções nas suas demandas, ESTAR SE DEPARANDO AGORA NAS REDES SOCIAIS DA PREFEITURA DE MARACANAÚ É COM SOCIAIS MÍDIAS PARECENDO QUE SE IMPORTAM MAIS É VENDER A IMAGEM DA ATUAL GESTÃO MUNICIPAL DO QUE TRATAR COM SERIEDADE A POPULAÇÃO. Percebemos que as mudanças que a população quer nas redes sociais da Prefeitura é a aproximação de quem compõe a gestão falando com a população explicando porque ainda por vários meses, falta remédio nos postos de saúde. Porque a Prefeitura quer insistir com a escola civico-militar e não dar fardamentos da forma devida, e atualmente tem pais que estão se sacrificando para comprarem blusas para os alunos todos os meses. A população que também reclama muito da forma inadequada das ofertas de empregos do Sine Municipal, quer mais clareza do trabalho, pois muitos trabalhadores e trabalhadoras chegam no Sine não tem nada, mas a Prefeitura vive com postagens engraçadas ofertando empregos. Entretanto, quando muita gente chega lá não tem vagas. Ainda fica assujeitando os jovens a entrarem em barca furada, e ainda pedem para alguns gravarem vídeos elogiando o Sine Municipal. Enfim, nota-se que são muitas demandas da população que não estão tendo feed-back como deveria ser. Daí estar cada vez mais revoltante suportar a forma que o grupo político que está há cerca de 19 anos no poder, em Maracanaú, agir de uma forma como se a população fosse um mero consumidor. Meio que impondo que todos e todas aceitem que dói menos, ser bombardeados com foca, com macaco, com pessoa desfigurada para ficar engraçada ao ter uma cabeçona criada por designer. TUDO ISSO MOSTRA MAIS AINDA QUE A HORA DE DAR UM BASTA NÃO PODE PASSAR DE 2024? MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.
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