Pix agendado: como funciona, como se proteger e o que fazer se cair no golpe?

Conforme relatos, os criminosos usam o Pix Agendado, uma função que permite que o cliente agende uma transferência para uma data futura





Apesar da facilidade e rapidez para transferir dinheiro que tornam o Pix cada vez mais popular, ele não está livre de fraudes. Um novo golpe utilizando a plataforma de pagamentos instantâneos lançada pelo Banco Central em novembro tem sido alertado por autoridades.


Conforme relatos, os criminosos usam o Pix Agendado, uma função que permite que o cliente agende uma transferência para uma data futura.


As instituições financeiras podem ou não oferecer essa funcionalidade por enquanto, mas a partir de 1º de setembro ela passará a ser obrigatória. O objetivo é permitir que todos possam agendar um pagamento


Entenda o golpe e saiba como se proteger: 


Tem um #Golpe no #pix interessante: o criminoso manda um pix agendado "por engano", entra em contato desesperado pedindo de volta com comprovante em print, e cancela o agendamento em seguida. É isso, só achei interessante compartilhar...


COMO FUNCIONA O GOLPE DO PIX AGENDADO? 


Os criminosos lançam a isca a partir do agendamento de um pix à vítima, que é notificada pelo próprio banco sobre a operação.


Os golpistas entram em contato com ela informando que a transferência aconteceu por engano e pedem que a vítima devolva o dinheiro o mais rápido possível.


Mas como a função de agendamento não transfere o recurso imediatamente, e sim somente na data escolhida, o dinheiro ainda não caiu efetivamente na conta da vítima e pode ser cancelado a qualquer momento.


O objetivo dos golpistas é induzir a vítima a transferir o dinheiro na hora e, para isso, utilizam de artifícios de engenharia social para convencê-la que alguém precisa muito, e urgentemente, daquele recurso.


Caso a vítima “devolva” o valor do Pix Agendado, o golpista cancela a transação e fica com o dinheiro. 


COMO SE PROTEGER?


A recomendação é ficar alerta se receber uma notificação de Pix Agendado e for procurado por alguém para devolver o valor.


Nesse caso, o ideal é informar ao solicitante que é possível cancelar a operação enquanto não chegar à data do agendamento.


O PIX AGENDADO EXISTE? 


Sim, desde o lançamento do Pix, em novembro de 2020. Com o Pix Agendado, os usuários podem agendar um pagamento para uma data futura. 


Atualmente, algumas instituições financeiras optaram por não disponibilizar o serviço. No entanto, a partir de 1º de setembro de 2021 essa função passará a ser obrigatória a todas as instituições. 


Segundo o Banco Central, o objetivo desta mudança é garantir a todos os usuários do Pix a possibilidade de agendar um pagamento instantâneo. 


O QUE FAZER SE FOR ALVO DO GOLPE? 


O recomendado é coletar todas as informações que se tiver sobre o golpista, seja o print do comprovante do Pix Agendado ou o número do telefone pelo qual ele entrou em contato.


Em seguida, deve-se fazer um Boletim de Ocorrência na Polícia.  


Com o registro policial em mãos, a vítima também pode entrar em contato com a instituição financeira para buscar outras alternativas. 


O PIX É SEGURO? 


Sim, o Pix possui etapas de autenticação e criptografia, além das camadas de segurança dos próprios apps dos bancos, e é tão seguro quanto uma transferência TED ou DOC.

Com informações do Diário do Nordeste.


#Artigp_Semanal_em_21_06_2021 

ENTENDA, O QUE PODE TORNAR MARACANAÚ LÍDER NO ATRASO DE VACINAÇÃO NA PANDEMIA NO CEARÁ, PROVOCANDO MUITO MAIS ÓBITOS E CONTAMINADOS; QUE A POPULAÇÃO NÃO PODE DEIXAR A PREFEITURA "PASSAR O PANO" MAIS UMA VEZ; JÁ CHEGA DE TANTOS INDICADORES NEGATIVOS: NA EDUCAÇÃO, NA SEGURANÇA, NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E NA ECONOMIA

A vida é repleta de desafios, percebemos que são provas e quem não é capaz, competente e ético não vai entregar os resultados que quem depende disso espera. Que em muitos casos, na gestão pública, a solução só vai vim mesmo quando houver uma nova gestão. UMA GESTÃO PODE SE REINVENTAR NÉ NÃO? Pois é! mas têm muitas que não fazem isso não, porque está "metida até o pescoço" no modelo de gestão do "toma lá da cá" e, teria que, ao menos, reduzir drasticamente isso. Só que pode nem terminar um mandato pois estaria tirando das mãos dos seus aliados "a moeda eleitoral" que faz os cidadãos passivos "meio que legitimar" uma má gestão. ENTÃO!  A FALTA DE CAPACITAÇÃO DOS INDICADOS DOS POLÍTICOS, QUE PARECE QUE SÃO MAIORIA, DEVE TER PROVOCADO UM GRANDE ATRASO NA VACINAÇÃO? Parece que sim viu. Pra começar, praticamente inexiste ações para um grande engajamento da população O Movimento Eleitor Participativo (El-Participo) e o Blog MaracanauenseNews acompanham a vacinação desde o início e concluem que é inaceitável o trabalho, que deixa muito a desejar, da Secretaria Municipal de Saúde de Maracanaú, já que essa cidade é a segunda que mais arrecada no Estado. De 2005 pra cá, devido não haver concursos periodicamente em Maracanaú, subentende que a Cidade estaria dando show igualmente um monte de outras no Estado. De repente até liderando no quesito de mais avançada na imunização do Covid-19 no Ceará, com exceção da Capital. O VÍRUS "DA POLITICAGEM COM O FURA FILA" QUE É A CARA DOS MANDATOS, NA ÚLTIMA  DÉCADA E MEIA, TAMBÉM NÉ? Sim! sim! No dia a dia isso é muito abordado entre a população. E o período de vacinação dos grupos das comorbidades, que pra muitos, foi o caos do fraco trabalho da Secretaria Municipal de Saúde, que parece estar no passado por não ter ainda digitalizado o atendimento. Que há muito tempo, já era para todos os usuários das Unidades de Saúde terem seus prontuários digitalizados e, de fácil acesso na Internet pelos profissionais da saúde e cada titular de um prontuário. Sem isso, está um tormento para os mórbidos provarem que têm direito à vacinação. E AINDA TEM O NEGACIONISMO VELADO DA PREFEITURA, SEMPRE OPOSITORA AO ESTADO ATÉ NUMA PANDEMIA NÉ?


MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.

Comentários