OLHA SÓ! Saiba como proteger dados antes de vender seu celular

Pessoa usando smartphone


Os smartphones armazenam textos, e-mails, dados de contas bancárias e outras informações confidenciais que nem imaginamos, como registros de GPS. Quando trocamos nossos aparelhos ou vendemos um celular antigo, é de costume apagar todos os arquivos e reiniciar o telefone para o modo de definição de fábrica. No entanto, este processo está longe de ser suficiente para garantir a segurança dos seus conteúdos.


Executar a redefinição de fábrica é apenas um dos vários passos que o usuário precisa fazer para proteger seus dados ao vender o dispositivo. Quem dá a dica é Russ Ernst, vice-presidente executivo de produtos e tecnologia da Blannco, uma empresa especializada em sanitização de dados. "É uma bomba-relógio. Eventualmente, o dispositivo de alguém terminará nas mãos erradas", afirma.

Segundo Ernst, a redefinição de fábrica remove pistas de arquivos que contêm esses dados sensíveis, mas não os dados em si. "Qualquer pessoa pode usar ferramentas gratuitas de código aberto para inspecionar celulares e encontrar arquivos que não têm mais indicadores associados", explica o especialista. Os telefones não são igualmente vulneráveis, e os problemas diferem dependendo de variáveis, como fabricante, sistema operacional e operadora.

Como limpar o telefone (corretamente)

Para Ernst, a limpeza de um telefone deve ser um processo de três etapas:
  1. Apague seus dados
  2. Confirme se os dados foram apagados
  3. Obtenha um relatório sobre a exclusão dos arquivos
O profissional diz que os consumidores precisam exigir que os serviços que usam para comercializar seus telefones sigam este protocolo. É preciso perguntar "Como posso confiar que meu telefone está realmente livre de quaisquer dados?" antes de envolvê-lo em alguma negociação.

O especialista prevê um aumento no número de pessoas que desejam negociar seus aparelhos à medida que o 5G for amplamente adotado. Isso deve acontecer, de acordo com ele, porque os celulares serão mais caros e as pessoas terão que vender os aparelhos antigos para comprar os modelos mais recentes.
Fonte: Insider

Com as informações do Olhar Digital

#Artigo_de_21_10_2019
O QUE QUER DIZER UM DOS PRINCIPAIS INTEGRANTES DO GRUPO POLÍTICO ROBERTISTA QUE ESTÁ PRESO VIRAR RÉU? QUE AGORA A JUSTIÇA RECONHECEU A EXISTÊNCIA DE CRIMES E O TRÂMITE SEGUE RUMO A DEFINIÇÃO DA CONDENAÇÃO; SE HAVER DELAÇÔES DOS 12 RÉUS NÃO FICARÁ PEDRA SOBRE PEDRA?
Então! complicou muito a situação do grupo Robertista com a decisão do Tribunal de Justiça do Ceará, na última quinta-feira (17), de aceitar a denúncia do MPCE e tornar em réu o Presidente da Câmara de Maracanaú e mais 11 cúmplices. Geralmente réus aderem a delação premiada, a possibilidade é muito grande de um (s) dos réus do caso Operação Fantasmas da Câmara de Maracanaú buscar a redução da pena. Realizando 'depoimentos bombásticos' para os que se comenta muito no dia a dia que cometem o mesmo, que a organização criminosa do Presidente da Câmara preso cometia também tenham as denúncias contra eles lá no MPCE aceitas pela Justiça também. Então as prováveis delaçôes pode provocarem um desmonte muito grande e mais muitas prisões e perdas de cargos. Quem acompanha a movimentação política e as declarações da população no dia a dia pode chegar a uma conclusão de que com as bem vindas delaçôes, para o bem de Maracanaú, pode acontecer de além de mais vereadores e servidores públicos serem presos. Por conseguinte, também outros chefões do executivo e da cúpula do grupo Robertista.
Geralmente todo ciclo de um grupo politico que passou muito tempo no poder termina assim. Tudo que está acontecendo é mais e mais sinalização de que falta 'menos de um ano' para o grupo Robertista ser retirado da gestão municipal de Maracanaú. Pois devido esta grande baixa que sofre agora e as outras que devem vim, já que se tem um efeito dominó, não tem como o grupo realizar os 'modus operandis' de antes. Porque vão fazer de tudo para não se tornar réus também. E sem a grande compra de votos e o toma lá da cá o grupo Robertista não anda. Junta se isso que no fim de um ciclo a população vende o voto só de migué, na hora H, ela votará na renovação. E muitos que antes não votavam voltará as urnas para fazer parte da nova era na política maracanauense.

Comentários