APLICATIVO DE ENVELHECER FOTOS É ACUSADO PELO PROCON DE VIOLAR PRIVACIDADE DOS USUÁRIOS SE APOSSANDO DE DADOS PESSOAIS


Fundação Procon-SP, órgão de defesa do consumidor vinculado ao governo do estado de São Paulo, notificou na tarde desta quinta-feira (18) as empresas de tecnologia Google, Apple e Facebook para apurar possível violação de privacidadede usuários do aplicativo FaceApp, que envelhece fotos de rostos e virou febre na última semana.
O Facebook informou que não foi "formalmente notificado". A GloboNews procurou o Google e a Apple, mas ainda não recebeu o posicionamento.
A partir das lojas virtuais controladas por essas três empresas os usuários conseguem baixar a ferramenta. Por isso, segundo o Procon-SP, as lojas estariam agindo em concordância com as cláusulas potencialmente abusivas do app. 
    De acordo com o diretor-executivo da fundação, Fernando Capez, a preocupação é a de que as empresas possam usar posteriormente as imagens dos usuários do aplicativo, o que é indevido.
    O Procon quer saber se uma das cláusulas exigidas para o uso do aplicativo "autoriza coleta de dados e compartilhamento com “empresas irmãs” como requisito necessário para o uso do aplicativo”.
    Ainda segundo o Procon, a cláusula “é genérica e não explica de que forma e por quantos tempo os dados e as imagens coletadas serão usadas”.
    O órgão sustenta, também na notificação, que a suposta cláusula “consta tão somente no idioma inglês, impossibilitando muitos consumidores de dela terem conhecimento” e ainda que a prática “afronta princípios básicos da Constituição Federal e do Código de Defesa do Consumidor, reputando-se, por essa razão, abusiva”.
    Faceapp — Foto: Reprodução/Google PlayFaceapp — Foto: Reprodução/Google Play
    Faceapp — Foto: Reprodução/Google Play

    O que o Procon fez

    O Procon diz já ter notificado de forma online, por meio de seus canais de recebimento de informações, as gigantes da tecnologia no Brasil. As comunicações foram feitas no início da tarde desta quinta-feira. Foram feitas três notificações, uma para cada empresa.
    O Procon-SP diz que, a partir da notificação, as empresas devem retirar as cláusulas problemáticas das lojas virtuais onde o aplicativo é distribuído.
    De acordo com a fundação, as comunicações foram feitas porque cabe ao Procon defender os direitos dos consumidores que residem no Estado de São Paulo e as três empresas de tecnologia têm sede no Brasil.

    Com as informações do G1 TECNOLOGIA

    #Artigo_de_15/07/2019
    HISTORICAMENTE NUNCA UM POLÍTICO DE CARGO EXECUTIVO VOLTOU DEPOIS DE JÁ TER TIDO UMA REELEIÇÃO; AÍ UM EX-PREFEITO EM MARACANAÚ VAI É? SE A CADA DIA ELE E SEU GRUPO PRATICAM MAIS AÇÕES ANTIPOPULARES 
    A tendência é que não vai, pois também  o grupo estará  concluindo um ciclo. Daqui a um ano e meio ao completar 16 anos. Quando se completa um ciclo, segundo a história,  nem o "Poderoso Chefão" é capaz de manter o continuismo. Isso porque a população cansada de tanto ver uma gestão que deixa a desejar, somando a isso ações revoltantes  fazem as pessoas contarem os dias para a grande mudança. Que em Maracanaú deve acontecer daqui a 15 meses. Só dentro das últimas três semanas 4 episódios deploráveis, provocados por integrantes do grupo politico que administra Maracanaú há 15 anos, aumentou o desejo de mudança:
    1 - O Prefeiturável não se importando com a opinião da maioria dos maracanauenses votou a favor da Reforma da Previdência e da sonegação dos empresários. Pois o deficit previdenciário é grande porque os empresários sonegam os tributos a ser pago, junto com o que é descontado do salário dos funcionários. Tem muitas empresas que nem o INSS do trabalhador paga. E o Prefeiturável está no meio dos deputados que decidiram ser a favor só  na última hora depois da liberação de R $ Milhões. Ou seja de forma indireta vendeu o voto;
    2 - Uma gestão de 15 anos medíocre que nunca deu o valor devido aos jovens esportistas, depois que um maracanauense se destacou internacionalmente e vai ser vendido por cerca de R $ 200 Milhões, na maior cara de pau um Prefeiturável vem dizer que foi no time da Prefeitura que o craque foi formado e vai atrás dos 10% do time do Fortaleza que foi o revelador.
    3 - Chefes de Famílias feirantes foram humilhados a serem retirados de frente da CEASA e a Prefeitura não fez nada. A desculpa que a área  desocupada é do Estado não é aceitável. Pois há alguns meses um Secretário Municipal foi pra TV cobrar que a obra do Viaduto da Ceasa fosse logo concluída depois que teve reunião com Comerciantes da Ceasa e empresários da Região. 
    4 - As mulheres se sentiram desesrepeitadas quando uma foi agredida verbalmente e por pouco fisicamente, no local de trabalho, depois que foi realizar uma cobrança de hospedagem a um Secretário Municipal organizador do Pão & Circo da Gestão, o São João de Maracanaú. Havendo até BO. 
    Tem condições de continuar com esta "turma" gerindo Maracanaú? Por isso que A TERCEIRA VIA cada vez mais se fortalece PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE.

    Comentários