A fabricante de antivírus Eset está alertando para um novo golpe que circula por mensagens no WhatsApp prometendo trocar a cor do aplicativo. Caso o usuário acesse o link e instale o programa para realizar a troca de cor, o celular passará a gastar recursos para baixar e exibir anúncios publicitários, não havendo nenhum indício para a vítima sobre a fonte desses anúncios.
O golpe também atinge usuários de computador que acessam o WhatsApp Web por meio do navegador Google Chrome. Quando a página do golpe é acessada em um computador, a vítima é levada para a instalação de uma extensão do Chrome que deixa o WhatsApp com um tema escuro.
De acordo com a Eset, após a instalação da extensão do Chrome no computador, os contatos da vítima imediatamente recebem uma mensagem repassando o golpe. Mesmo que a pessoa perceba o problema e feche a janela, as mensagens ainda serão enviadas — já que é o celular que de fato envia as mensagens.
Mensagem em português após acessar o link divulgado no WhatsApp. — Foto: Divulgação/Eset
No celular, onde o golpe não envolve a extensão do Chrome, a vítima é orientada a encaminhar a mensagem manualmente antes de receber o aplicativo malicioso, mas é possível prosseguir com o download sem fazer isso. Uma vez instalado, o aplicativo se oculta no celular e passa a exibir anúncios publicitários, garantindo um retorno financeiro para a fraude.
As mensagens podem ser enviadas em vários idiomas e com links variados, de acordo com a companhia.
A extensão do Chrome ainda estava disponível na Chrome Web Store, a loja oficial do Google, nesta sexta-feira (29). O arquivo somava mais de 15 mil downloads — um indício de que ao menos 15 mil usuários do WhatsApp caíram no golpe.
Versão do golpe para celular orienta vítimas a encaminhar a mensagem para 30 contatos ou 10 grupos — Foto: Divulgação/Eset
O WhatsApp não fornece uma opção para alterar as cores do aplicativo, mas é possível personalizar a imagem de fundo que aparece nas mensagens. Para isso, acesse Configurações (menu dos "três pontos") > Conversas > Papel de parede. Recomenda-se que links com esse tipo de oferta sejam ignorados.
Com as informações do G1 Tecnologia
O QUE FAZ MARACANAUENSES ACHAR QUE A TERCEIRA ALTERNATIVA É UM PREFEITURÁVEL DO GRUPO DO PRESIDENTE? MESMO NÃO SENDO, ENTRETANTO A POSSIBILIDADE É QUE SEJA
É normal que os novos nomes que vão chegar ao poder executivo dos municípios, que a população está de 'saco cheio' dos grupos políticos da velha política e super desgastados, por não ter conseguido fazer uma gestão condizente com as condições dos municípios, levando em conta a onda de grandes mudanças no país que o atual Presidente chegou ao poder diante da mesma situação de Maracanaú, com dois grupos políticos queimados, daí como diria uma expressão: 'qualquer semelhança é mera coincidência', mas a possibilidade é que A TERCEIRA ALTERNATIVA em Maracanaú conquiste o apoio dos aliados e admiradores do Presidente. E juntos vão poder fazer muito por Maracanaú, que se estagnou por conta da 'arrogância' do chefe do Grupo Político que está desde 2005 administrando Maracanaú. Que porque se desligou de todo mundo porque desejava tomar o poder dos Ferreira Gomes no Estado, estes aliados ao Governo Federal, aí Maracanaú acabou não tendo os investimentos necessários na infraestrutura e grandes avanços nos serviços públicos. Por isso Maracanaú, em muitos aspectos, ainda parece uma cidade interiorana que tem renda 10 vezes menor.
A TERCEIRA ALTERNATIVA capitaneada por um novo nome instruído que mora há cerca de 30 anos em Maracanaú, premiado por um trabalho social interessante - em Maracanaú - há décadas através do esporte e comunicação, sem os vícios da velha política e com um rol de excelentes ideias, mega atuante nas Redes Sociais, tem características peculiares com a trajetória do novo Presidente, nos últimos anos quando se tornou presidenciável. O que faz a TERCEIRA ALTERNATIVA engatinhar cada vez melhor. Ao longo dos 4 meses na condição de Prefeiturável. SEGUIMOS ABRAÇADOS!!!
Comentários
Postar um comentário