OLHA SÓ! 5G bombando! Internet de 10 a 100 vezes mais rápida já é realidade, no celular


Processador utiliza modem X50 5G e promete tornar Internet 5G realidade no primeiro semestre de 2019
Por Aline Batista, do Havaí*



Snapdragon 855 é o novo processador da Qualcomm, que promete tornar o 5G uma realidade nos celulares. A plataforma mobile, anunciada nesta terça-feira (04) durante o Snapdragon Tech Summit, também oferece desempenho mais rápido do que a geração anterior, além de melhor experiência em jogos, downloads e streaming de vídeo ou música.
De acordo com a empresa, os smartphones com 5G já estarão disponíveis no primeiro semestre de 2019. Vale lembrar que a nova rede promete Internet entre 10 e 100 vezes mais rápida do que o atual 4G. A seguir, veja mais detalhes sobre o processador e sobre a quinta geração da Internet mobile.

Snapdragon 855 é o novo processador da Qualcomm para Internet 5G — Foto: Aline Batista/TechTudo
Snapdragon 855
A nova versão do processador de celulares tem como principal destaque a compatibilidade com a Internet 5G, graças ao modem X50 5G. Ele utiliza a 4ª geração do motor de inteligência artificial e promete performance três vezes superior à do seu antecessor, o Snapdragon 845. Além disso, de acordo com a fabricante, o system-on-a-chip (SoC) é duas vezes mais rápido do que seu principal rival para celulares Android, em uma arquitetura de apenas 7 nanômetros.
Outra novidade do Snapdragon 855 é o 3D Sonic Sensor, primeiro sensor ultrasônico para leitura de impressões digitais embaixo da tela. Graças a ele, os usuários poderão tocar em qualquer ponto do display para desbloquear o smartphone. A leitura promete ser rápida e precisa, e deve funcionar até mesmo se a mão estiver molhada ou oleosa, por exemplo. Vale lembrar que a fabricante chinesa Vivo já estreou essa funcionalidade em seus aparelhos.
Além disso, o chip traz o inédito sistema Snapdragon Elite Gaming, para potencializar o desempenho em jogos. A tecnologia promete gráficos e áudios de qualidade, bateria de longa de duração e performance de excelência. De acordo com a empresa, a experiência é tão completa que usuário vai até esquecer que está jogando em um smartphone.
Presidente da Qualcomm durante o anúncio do Snapdragon 855 — Foto: Aline Batista/TechTudo
Embora tenha apresentado o tão esperado Snapdragon 855, a Qualcomm não deu muitos detalhes sobre o processador, o que deve acontecer apenas nesta quarta-feira. No primeiro dia de evento, o grande destaque foi para a Internet 5G e todas as tecnologias em que a companhia vem trabalhando para torná-la realidade.
Internet 5G
Para o presidente da Qualcomm, Cristiano Amon, o 5G é uma das mais significantes transições que teremos nos smartphones. "O celular vai continuar sendo o principal aparelho. Ele é o centro da nossa vida digital e o 5G vai levá-lo para outro nível", disse o executivo durante a conferência. A companhia, no entanto, não se limita aos celulares e garante que a nova rede também poderá ser usada para outros aparelhos, como os computadores Always Connected e até mesmo carros e eletrodomésticos.
As ondas milimétricas chamadas mmWave são as principais responsáveis pela boa performance do 5G. É essa banda que vai garantir que a Internet funcione em frequências altas, entre 24 e 60 GHz. Para a fabricante, a tecnologia para Internet mais rápida vai mudar completamente a forma como as pessoas se comunicam, mas também a maneira como jogam, assistem a vídeos, fazem compras e produzem conteúdos. A expectativa é que o 5G possa, em algum momento, atingir a velocidade de 1 gigabit por segundo.
Para tornar a Internet 5G uma realidade, a Qualcomm está contando com a ajuda de diversos parceiros. Entre os colaboradores, estão a operadora britânica EE e as americanas AT&T e Verizon. Essas empresas vêm trabalhando no desenvolvimento das redes 5G, enquanto fabricantes, como Samsung e Motorola, estão desenvolvendo aparelhos compatíveis com a tecnologia.
Moto Z3 com Internet 5G por meio de Moto Snap — Foto: Aline Batista/TechTudo
Em uma demonstração para os jornalistas, a Motorolaexibiu o Moto Z3 com Internet 5G. O celular, que já havia sido revelado em agosto deste ano, foi o primeiro do mundo com suporte a essa rede. A conexão é possível por meio de um Moto Snap, equipado com o processador Snapdragon 855. Para começar a usar a Internet mais rápida, basta acoplar o acessório ao celular e ajustar algumas configurações de velocidade no aplicativo.
Já a Samsung levou um protótipo de smartphone com o Snapdragon 855 e Internet 5G. O aparelho foi desenvolvido em parceria com a Verizon, mas a companhia não deu detalhes sobre sua disponibilidade. Vale destacar que o Galaxy S9 utiliza a geração anterior do processador, o Snapdragon 845. Então, é bastante provável que o próximo modelo, o Galaxy S10, venha com a nova plataforma mobile, assim como os principais tops de linha de 2019.
Protótipo de celular da Samsung com Snapdragon 855 e Internet 5G — Foto: Aline Batista/TechTudo
5G no Brasil
Embora a Qualcomm prometa que, em breve, os usuários poderão comprar smartphones com 5G, essa realidade ainda está um distante do brasileiro. Em 2019, a rede deve estar disponível apenas nos Estados Unidos, Japão, Coreia do Sul, Austrália, China e para países da Europa. De acordo com a empresa, a previsão é de que a tecnologia seja implantada na América Latina e Índia apenas entre 2020 e 2021. A expectativa é que o 5G substitua progressivamente o 4G durante a próxima década, assim como aconteceu com 3G.
*A jornalista viajou

 para o Havaí a convite da Qualcomm.
Fonte: Techtudo

PORQUE EU COMO TERCEIRA ALTERNATIVA É INTERESSANTE PARA MARACANAÚ?
Decidi se disponibilizar para administrar Maracanaú neste novo ciclo que vem por ai a partir de 2021, porque sinto-me capacitado para comandar um novo modelo de gestão que é o que os maracanauenses merecem. Que o melhor para Maracanaú é uma liderança advinda do grupo independente  que há muito tempo luta por um Maracanaú melhor e tenha um trabalho interessante em Maracanaú. Que preferencialmente faça parte de Maracanaú muito tempo. Há muitos anos combato as ações erradas na gestão municipal de Maracanaú. Desde 1999  quando  iniciei minha carreira de Radialista. A partir de 2007 também em um Jornal Semanal que tinha a minha produção e era ligada a entidade esportiva que eu comandava. E desde 2012 como Blogueiro continuo de olho mas 'arregalado' na gestão municipal, denunciando e reivindicando. No blog MARACANAUENSENEWS e MOACIRNETOSPORTS (mais visto na Região Metropolitana) também realizo um trabalho de Prestação de Serviços e Utilidade Pública. Acredito que a mudança de verdade é  com uma TERCEIRA ALTERNATIVA que nunca participou do grupo politico do Roberto Pessoa e do grupo político dos Costa Lima. Que sentido faz a nossa cidade continuar sendo administrada por um deles a partir de 2021? A historia mostra que um novo tempo na gestão pública vem sempre com um nome novo totalmente sem amarras da 'política velha'. Quem quiser me conhecer melhor só ver meu histórico que está  publicado nas minhas Redes Sociais e Blog. Agradecido pela a receptividade interessante, pra início, que estou tendo dos maracanauenses. Vamos que vamos abraçados na corrente PRA MARACANAÚ VOLTAR PRA GENTE. Que só foi dos maracanauenses em 1983, quando se emancipou e durante poucos anos. Depois por mais de uma decada e meia cada um, dois grupos políticos se apossaram da cidade e deixam muito a desejar. Não passam nenhuma confiança que Maracanaú deve continuar em suas mãos.

Comentários