No exterior é comum encontrar supermercados com caixas de autoatendimento, aqueles nos quais você não precisa interagir com um funcionário da loja para registrar e pagar as suas compras. Entretanto, isso não está limitado apenas a outros países, já que a tecnologia também pode ser encontrada no Brasil.
Atualmente, esse sistema pode ser visto no Master Supermercado (do Shopping Frei Caneca, em São Paulo). Ele foi recém-inaugurado nesse shopping, e também no Carrefour do Jardim Pamplona Shopping (zona Oeste de São Paulo) e no supermercado Zaffari, em Porto Alegre (RS). Há ainda uma loja de doces chamada Tateno, na Vila Mariana (SP), que apresenta essa novidade.
Além de agilizar o fluxo de clientes nas lojas (especialmente aqueles que estão adquirindo poucos produtos), esse sistema conta com um leitor de códigos de barras mais sensível, além de apresentarem câmeras e um sistema com balança para garantir que o cliente não está levando mais e pagando menos pela compra.
Tecnologia vista em outros países está ganhando mais espaço no Brasil
E como funciona?
O funcionamento desse sistema é bem simples. Além de passar os produtos no leitor de códigos de barras, esses itens devem ser colocados em uma sacola que fica em cima de uma balança. Como os produtos em questão são registrados previamente no sistema, ele é capaz de identificar pelo registro se o preço total apresentado na tela bate com o que foi pesado.
Caso o cliente acabe adicionando um item na sacola sem ser cobrado ou apenas não seja colocado nela, o caixa trava e é necessário chamar um funcionário do supermercado para saber se houve algum problema.
Fonte: Tecmundo
Comentários
Postar um comentário