OLHA SÓ! Como revitalizar computadores, smartphones e tablets com segurança

Como revitalizar computadores, smartphones e tablets antigos com segurança

A Intel Security dá algumas instruções de como aproveitar ao máximo um dispositivo de segunda mão, tendo em vista a questão de segurança

Os dispositivos digitais mais antigos não precisam ser jogados fora. Eles podem ser passados adiante para novos usuários ou, com alguma imaginação, podem ser utilizados para novos projetos. A reutilização dos componentes eletrônicos em perfeito estado é sempre melhor do que o descarte, mas é importante tomar algumas precauções sensatas e fundamentais, antes de reaproveitar smartphones, tablets ou computadores. Da mesma forma, o receptor do dispositivo que pertencia à outra pessoa deve seguir algumas etapas antes de começar a utilizá-lo como seu. A Intel Security dá algumas instruções de como aproveitar ao máximo um dispositivo de segunda mão, tendo em vista a questão de segurança.
Faça um backup completoEm algum momento, todos perdem ou excluem um arquivo ou uma foto importante, ou outras informações confidenciais. Antes de limpar um dispositivo para entregá-lo a outra pessoa, certifique-se de que seus filmes, músicas, fotos, contatos, anotações, textos e todos os outros resíduos digitais foram copiados e protegidos. Isso pode ser feito com a realização de um backup completo.
Fabiano Tricarico, gerente de consumer da Intel Security no Brasil, explica que muitas vezes os backups são realizados automaticamente por meio de serviços com base em nuvem para smartphones e tablets, e são capazes de salvar boa parte dos dados. Todos os dispositivos Android, iOS e Windows oferecem soluções gratuitas. É importante, no entanto, saber quais dados terão o backup realizado, onde eles serão salvos, como recuperá-los e se senhas serão utilizadas para manter afastados os olhares curiosos. Uma forma fácil de fazer isso também é conectar o dispositivo diretamente no computador através de um cabo.
Para desktops ou laptops é preciso garantir uma cópia completa de todos os dados ao transferi-los para um novo dispositivo. Para dispositivos da Apple, é possível utilizar um disco rígido USB e o software Time Machine, para copiar dados antigos para um disco rígido externo e depois transferi-los para um novo dispositivo. Da mesma forma, os computadores Windows têm capacidade de copiar todo o disco rígido. Há também vários serviços em nuvem disponíveis para manter o backup dos dados do computador e Mac.
Desconecte seu dispositivoEmbora pareça lógico que limpar um disco rígido o tornará gadget novo, há inúmeros programas e serviços que se escondem tão bem no dispositivo que posteriormente podem causar contratempos. Antes de passar adiante um dispositivo, certifique-se de que ele está desconectado de cada serviço utilizado e que a autorização para a conexão desse dispositivo com cada conta está cancelada, isso inclui contas de mensagens instantâneas, como Skype e iMessage; programas de armazenamento e backup, como Dropbox; serviços de mídia e streaming, como iTunes; jogos, softwares de produtividade e especialmente softwares de segurança.
Há inúmeros casos em que esses aplicativos permanecem conectados a dispositivos antigos e causam problemas com o passar do tempo.
Destrua seus dadosHá uma concepção incorreta de que apenas excluir todas as pastas e todos os arquivos do desktop é o suficiente. A exclusão de contas do usuário não remove os dados do dispositivo, portanto, antes de doar um dispositivo (ou antes de carregar o dispositivo usado com seus dados), deve ser feita uma limpeza completa.
Veja alguns recursos indicados para auxiliar a limpeza do dispositivo antes de entregá-lo a outra pessoa:
  • Dispositivos Apple iOS  O sistema iOS tem um recurso interno para apagar dados seguro. A Apple oferece mais informações em seu site de suporte.
  • Laptops Apple Mac  Irá depender do sistema operacional, mas normalmente possui um processo de apagamento robusto. Para um exemplo de como proceder, visite o suporte da Apple. Para Lion, veja aqui.
  • Dispositivos Android  Não é tão uniforme quanto no iOS, mas a maioria das versões do Android possuem uma função de apagamento em "Backup e redefinição (redefinição de fábrica)", "Armazenamento" ou "Configurações/Privacidade". Consulte o site do fabricante do seu dispositivo para obter mais informações.
  • Windows Phone  A Microsoft mantém instruções no seu site para versões e modelos específicos. Para exemplos, consulte aqui.
  • Computadores Windows  Em geral, nos sistemas mais difíceis para se fazer uma limpeza, a Microsoft oferece alguns conselhos em relação ao apagamento do disco rígido em seu site.
Limpe seus equipamentos de segunda mãoEm um dispositivo usado existe a possibilidade de ele estar repleto de malwares e isso requer que você siga algumas etapas para limpá-lo. Para smartphones e tablets, é só seguir as etapas descritas acima e limpar totalmente o dispositivo para que pareça que acabou de sair da fábrica.
Para um laptop ou um desktop, as coisas são um pouco mais complicadas, explica Tricarico. “A ação mais inteligente é remover o disco rígido e instalar um novo, visto que essa é a única forma de garantir com total confiança que o seu dispositivo estará livre de malwares”. Outra recomendação é reinstalar tudo antes do próximo upgrade. Para isso, é necessário ter ou adquirir uma cópia de instalação completa do sistema operacional escolhido e também as cópias dos softwares que você utiliza. Pode valer a pena consultar um serviço de suporte técnico local, para verificar a possibilidade de tudo ser feito por um preço acessível.
Se isso não for possível, ao menos siga as etapas anteriores para limpar com segurança um laptop antes de carregá-lo com todos os dados.
Fonte: IDGNOW





























Comentários