SE LIGUE! Vírus é coisa do passado, veja as pragas virtuais mais comuns atualmente e como evitá-las

Vírus é coisa do passado, veja as pragas virtuais mais comuns atualmente


Vírus, pragas ou malwares. Independentemente do nome como são chamadas, o fato é que quando se instalam em uma máquina, alguém vai sair prejudicado. 
É preciso entender o que é um malware (malicius software). O nome é usado para qualquer tipo de praga que tenha potencial para infectar dispositivos informáticos. "Dentro de malware existem várias classificações, de acordo com o comportamento da praga. Vírus é o termo mais popular, mas na verdade ele é uma categoria de malware. Existem ainda os trojans, backdoors e rootkits", explica Fabio Assolini, analista sênior de segurança da Kaspersky Lab no Brasil.
O especialista ressalta que, atualmente, os trojans são os malwares mais comuns. Nomeados com base no episódio do cavalo de troia, a contaminação engana as vítimas e faz com que elas instalem o trojam sem perceber.
"Dentro do termo trojan, existem várias classificações. Os mais comuns no Brasil são os trojans bancários, que roubam credenciais de contas e números de cartões de crédito de pessoas que acessam o internet banking", afirma Assolini. O trojan-spy também é bem popular por aqui. Ele espiona o dispositivo infectado para roubar senhas de redes sociais, e-mails e outras tipos de contas. 
Além dos trojans, os usuários podem ser pegos por outros tipos de praga, que possuem objetivos distintos. Os vírus, por exemplo, costumam destruir arquivos e prejudicam o desempenho do sistema operacional. O ransomware sequestra dados e pede dinheiro no resgate.
Os rootkits se instalam profundamente no sistema, visando dificultar sua remoção. Os backdoors permitem que o criminoso acesse o dispositivo comprometido remotamente. Já os adware e spyware espiam a navegação da vítima, exibindo propaganda excessiva.

Como evitá-los

Para Assolini, o tipo mais garantido de proteção é o uso de um programa antivírus. O usuário também pode adotar algumas posturas e cuidados que ajudam a ficar longe dos malwares. É recomendável que o sistema operacional da máquina esteja sempre atualizado. Também é importante atualizar o navegador e seus plugins (por exemplo, Flash, Java e PDF reader).
Os usuários de computadores da Apple também devem abrir os olhos. "A história de que Mac não pega virus é um mito que a Apple tem apregoado por um tempo. Usuários de Mac devem usar antivirus, pois existem tantas pragas que podem infectá-lo com acontece com o Windows", explica o analista. Ele afirma que em 2012, cerca de 700 mil Macs foram contaminados no mundo com a praga FlashBack, deles, 2.500 só no Brasil. O malware explorou uma falha do Java, que estava vulnerável e não foi atualizado pela Apple.
Fonte: UOL

SAIBA!

ESTÁ NO AR desde 18 de Janeiro de 2015 o Blog de Tecnologia & Informática News do Blogueiro e Estudante de TI Moacir Neto que depois de um semestre cursando TI resolve oportunizar as pessoas a ficarem bem informados sobre estes dois acontecimentos importantíssimos para o mundo

A idealização do Blog Tecnologia & Informática News  pelo Moacir Neto tem como grande objetivo trazer para as pessoas o que acontece de importante nas áreas de Tecnologia e Informática que evoluem rapidamente, cada vez mais fazendo parte da vida de todos.

O Blog vai ficar de olho em tudo e diariamente estará destacando as últimas novidades destas áreas. Em breve estará também com uma equipe que vai prestar serviços nesta área.

Moacir Neto que está realizando curso na área de TI na Faculdade Unichristus em Fortaleza, a cada dia, está conhecendo mais as áreas de Tecnologia e Informatica, e quer levar as pessoas a conhecerem o máximo também, ficando antenadas pois a Tecnologia e Informatica não para de ter novidades.  

A expectativa é que o Blog oportunize  as pessoas a viverem melhor usufruindo muito mais da tecnologia e informática a partir dos conhecimentos que adquirem aqui.

Conto com a audiência de todos, divulgue o Blog que tem um endereço muito fácil de acessar basta digitar: blogtecnologiainformaticanews.blogspot.com

Comentários