USO INDEVIDO DO CELULAR NO TRABALHO PODE CAUSAR DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA
Para os profissionais que utilizam constantemente o celular no ambiente de trabalho, é importante saber que esse uso exagerado e constante pode colocar em risco o seu emprego. Atualmente, a Justiça do Trabalho entende que empresas podem demitir o colaborador que faz uso indevido do aparelho celular e de aplicativos como WhatsApp, Facebook, Instagram, Twitter e vários outros serviços nos smartphones. Nesses casos, inclusive, a demissão pode ser por justa causa, fazendo com que o empregado perca acesso a vários direitos trabalhistas, como a multa do Fundo de Garantia. Além disso, essa demissão pode também prejudicar a imagem do profissional no mercado de trabalho.
Para o Judiciário, as empresas têm respaldo jurídico e legal para controlar ou mesmo proibir o uso de aparelhos celulares no ambiente de trabalho, da mesma forma que podem controlar o uso da Internet dos seus colaboradores.
Legislação trabalhista e os direitos da empresa e profissionais
O uso indevido de celulares ou da internet pode configurar desvio de conduta profissional. Isso dá para as empresas o direito de impedir que o colaborador faça ligações ou acesse aplicativos do celular durante o horário de trabalho. Porém, não pode proibir o uso em casos de doença na família do colaborador.
Em decisão recente, o Tribunal Superior de Justiça (TST) não concedeu indenização a um profissional que teve a mão esmagada por uma prenseira ao tentar pegar o aparelho celular que deixou cair no equipamento. Na decisão, a relatora do processo considerou que o empregado agiu de forma imprudente. Em outro caso julgado pelo TST, um operador de telemarketing teve a demissão por justa causa mantida por insubordinação e indisciplina ao usar o celular no trabalho, o que era proibido pela empresa onde trabalhava.
Os profissionais devem entender que existem funções e atividades incompatíveis com a mobilidade e o desvio de atenção derivado do uso do celular. Por exemplo, um trabalhador não deve operar uma máquina industrial e falar ao telefone, ou ainda usar a internet ou celular durante a realização de atividades que exijam concentração e sejam relevantes aos resultados da empresa.
Do lado das empresas, os gestores devem primeiramente formalizar e deixar as regras transparentes para os colaboradores. Caso os colaboradores não cumpram as regras, o ideal é aplicar advertências e penalidades, a demissão deve ser a última alternativa, somente quando o profissional não aceitar e não cumprir as determinações impostas pela empresa.
No Brasil ainda não existem leis específicas sobre o uso do celular e da internet no trabalho, mas a Justiça entende que no ambiente corporativo, o tempo de trabalho dos colaboradores deve se restringir a atividades relacionadas ou trabalho e vinculadas à empresa, qualquer atividade pessoal pode ser considerada como desvio de conduta. Portanto, é coerente aos profissionais respeitarem as regras da empresa para manter a produtividade da equipe e evitar demissões.
Dessa forma, entendemos que as empresas tem liberdade e autonomia quanto a restringir o uso do celular e sobre a política de uso dos aparelhos e da internet no trabalho. Mas independente de qual seja essa política da empresa, o profissional deve ter critérios e primar pelo seu bom desempenho profissional, evitando o uso exagerado do celular e seus aplicativos, mantendo assim sua boa produtividade, da equipe e levando a empresa a melhores resultados.
Como restringir o uso da internet e celulares
Antes de tudo, gestores e colaboradores devem ter bom senso e buscar o equilíbrio, definindo restrições e ao mesmo tempo permitindo alguns serviços e horários em que os colaboradores possam realizar atividades pessoais no celular ou na internet. Mas é importante saber que a legislação reserva às empresas o direito de monitorar, restringir e criar regras para evitar a perda de produtividade dos seus colaboradores. Ao aplicar qualquer tipo de controle, é necessário que a empresa informe o colaborador, formalizando esse procedimento através de um documento que descreva a política de uso da internet e celulares na empresa, o que comprova a ciência do colaborador.
E na sua empresa, como é administrado o uso do celular e da internet pelos colaboradores? Compartilhe sua experiência e opinião nos comentários.
Fonte: Site profissionaisti.com.br
SAIBA!
ESTÁ NO AR desde 18 de Janeiro de 2015 o Blog de Tecnologia & Informática News do Blogueiro e Estudante de TI Moacir Neto que depois de um semestre cursando TI resolve oportunizar as pessoas a ficarem bem informados sobre estes dois acontecimentos importantíssimos para o mundo
A idealização do Blog Tecnologia & Informática News pelo Moacir Neto tem como grande objetivo trazer para as pessoas o que acontece de importante nas áreas de Tecnologia e Informática que evoluem rapidamente, cada vez mais fazendo parte da vida de todos.
O Blog vai ficar de olho em tudo e diariamente estará destacando as últimas novidades destas áreas. Em breve estará também com uma equipe que vai prestar serviços nesta área.
Moacir Neto que está realizando curso na área de TI na Faculdade Unichristus em Fortaleza, a cada dia, está conhecendo mais as áreas de Tecnologia e Informatica, e quer levar as pessoas a conhecerem o máximo também, ficando antenadas pois a Tecnologia e Informatica não para de ter novidades.
A expectativa é que o Blog oportunize as pessoas a viverem melhor usufruindo muito mais da tecnologia e informática a partir dos conhecimentos que adquirem aqui.
Conto com a audiência de todos, divulgue o Blog que tem um endereço muito fácil de acessar basta digitar: blogtecnologiainformaticanews.blogspot.com
Comentários
Postar um comentário