OLHA SÓ! Dicas para escolher a bateria externa ideal para seu celular





Dicas para escolher a bateria externa ideal para seu celular


É preciso cuidado na hora de escolher uma bateria externa portátil para salvar a carga do seu smartphone ou tablet. Bateria é um item perigoso de se manipular e se a escolha não for bem feita, os riscos são grandes; primeiro de não funcionar e, principalmente, de causar algum dano físico a você ou ao seu aparelho.

A primeira especificação a ser avaliada para escolher uma bateria externa é a capacidade; se esta decisão for errada, você vai jogar dinheiro fora

Se a bateria do seu smartphone tem, por exemplo, 2000 miliampere-hora (mAh), a bateria portátil, para poder carregá-lo completamente pelo menos uma vez, precisará ter, no mínimo, os mesmos 2000 miliampere-hora de capacidade. Já uma bateria de 10 mil miliampere-hora poderia dar cinco cargas completas no seu dispositivo.

É importante também escolher uma bateria portátil com potência de saída igual ou superior à potência de carregamento do smartphone; este valor é especificado em Watts (W). Se, por acaso, a corrente elétrica que sai da bateria portátil for inferior àquela necessária para carregar o dispositivo, claro, ele não vai ser carregado. Além disso, quanto maior a potência de saída da bateria, mais rápida será feita a carga do aparelho.

Preste atenção também se a bateria que você pretende comprar traz todos os cabos necessários para carregar seus dispositivos; se não vier, é um gasto a mais que você terá de fazer.

Dá ainda para avaliar a vida útil da bateria externa. No manual, normalmente esta duração vem expressa em ciclos – que representa uma carga e descarga completa da bateria. 

Como dissemos no início, uma bateria de procedência ou qualidade duvidosa pode trazer riscos para você e para o seu smartphone. Para ter certeza de que o produto que você pretende comprar passou por testes rigorosos e não traz riscos, procure sempre este selo de homologação da Anatel. Uma bateria Xing Ling pode vir a explodir ou até causar um incêndio…

Segundo a GfK, uma importante empresa de análises, mais de 50% do mercado de bateria portáteis no Brasil é cinza; ou seja, são produtos importados informalmente. Aí a recomendação é procurar uma marca conhecida; que provavelmente já vai ter passado por alguma homologação de órgãos internacionais.

Já as genéricas…

Comentários