OLHA SÓ! Sabia dessas? 13 funções escondidas no Google que poucos conhecem, descubra

O Google escondeu alguns truques em seu mecanismo de busca ao longo de 20 anos, comemorados no mês passado — com novas funções e plataforma mais inteligente. Ao digitar palavras-chave específicas, o buscador exibe jogos clássicos como Pac-man, Paciência e Jogo da Velha. Além disso, ele também disponibiliza ferramentas úteis para o dia a dia — nível de bolha, metrônomo musical e um exercício de respiração, por exemplo.
Outras artimanhas do Gigante de Buscas também podem despertar a curiosidade do usuário. O site de pesquisas oferece um player com sons de animais, roleta de sorteios e fidget spinner. As funcionalidades "secretas" estão disponíveis no PC (Windows, macOS e Linux) e no celular (Android e iPhone [iOS]). Confira, na lista a seguir, 13 funções escondidas na busca do Google.


Foto: (Reprodução/Search Engine Land)


Google escondeu alguns truques em seu mecanismo de busca ao longo de 20 anos, comemorados no mês passado — com novas funções e plataforma mais inteligente. Ao digitar palavras-chave específicas, o buscador exibe jogos clássicos como Pac-man, Paciência e Jogo da Velha. Além disso, ele também disponibiliza ferramentas úteis para o dia a dia — nível de bolha, metrônomo musical e um exercício de respiração, por exemplo.
Outras artimanhas do Gigante de Buscas também podem despertar a curiosidade do usuário. O site de pesquisas oferece um player com sons de animais, roleta de sorteios e fidget spinner. As funcionalidades "secretas" estão disponíveis no PC (WindowsmacOS e Linux) e no celular (Android e iPhone [iOS]). Confira, na lista a seguir, 13 funções escondidas na busca do Google.
Google tem diversas funções "secretas" no buscador (Foto: Marvin Costa/TechTudo)Google tem diversas funções "secretas" no buscador (Foto: Marvin Costa/TechTudo)
Google tem diversas funções "secretas" no buscador (Foto: Marvin Costa/TechTudo)
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Sons de animais

Google reproduz sons de animais direto nos resultados de busca (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Google reproduz sons de animais direto nos resultados de busca (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Google reproduz sons de animais direto nos resultados de busca (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Ao digitar "sons de animais" (sem aspas) na barra de pesquisas, o Google exibe um painel com vários bichos e um player com o ruído feito por cada animal. Basta clicar sobre a figura para ouvir o som correspondente quantas vezes quiser.
São exibidos 37 bichos, ao todo: abelha, alce, alpaca, antílope, baleia-da-Groelândia, baleia-jubarte, búfalo, cachorro, cavalo, coelho, coruja, elefante, falcão, galinha, galo, gato, guaxinim, jacaré, lagarto, leopardo, leão, macaco, morcego, ovelha, panda, papagaio-cinzento, pato, peru, pinguim, pomba, porco, porquinho-da-Índia, rinoceronte, tamanduá, tigre, vaca e zebra.

2. Spinner e Roleta

Google tem fidget spinner infinito na plataforma (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Google tem fidget spinner infinito na plataforma (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Google tem fidget spinner infinito na plataforma (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
O resultado oferecido pelo Google após digitar a palavra "spinner" (sem aspas) é um fidget spinner, brinquedo de sucesso entre as crianças ao girar entre os dedos. O spinner gira infinitamente, mas o usuário pode controlar ao clicar sobre a palavra "spin", abaixo da animação.
Roleta para sorteios é aberta direto no navegador do Google (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Roleta para sorteios é aberta direto no navegador do Google (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Roleta para sorteios é aberta direto no navegador do Google (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Acima do spinner está uma chave com outra opção de divertimento. Ao selecionar a opção "Number", o brinquedo será substituído por uma roleta, ideal para fazer sorteios online. O usuário pode selecionar a quantidade de números que serão sorteados, entre 2 e 20. É só clicar na palavra "spin" e esperar o resultado.

3. Metrônomo

Google tem metrônomo digital para controlar ritmo de músicas (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Google tem metrônomo digital para controlar ritmo de músicas (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Google tem metrônomo digital para controlar ritmo de músicas (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
O metrônomo é um aparelho utilizado por músicos e estúdios para marcar o tempo das canções durante ensaios e composições. Ao pôr o termo "metrônomo" na busca do Gigante de Buscas, um aparelho online é disponibilizado. Ele permite definir a velocidade entre 40 e 218 BPM. Um botão de play e pause deixa o usuário controlar a reprodução da batida.

4. Escolher uma cor

Google tem paleta que permite escolher cores direto no buscador (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Google tem paleta que permite escolher cores direto no buscador (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Google tem paleta que permite escolher cores direto no buscador (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
As palavras "selecionar cores" (sem aspas), quando escritas na pesquisa do Google, exibem uma tabela de cores. Nela, é possível selecionar qualquer tonalidade e obter sua representação em códigos alfanuméricos, para utilizá-lo em programas de edição.
Para isso, basta escolher a cor desejada na régua e arrastar o ponteiro pelo gráfico até encontrar o tom ideal. A ferramenta também disponibiliza os valores das cores nos formatos HEX, RGB, HSV, HSL e CMYK, de acordo com a necessidade do usuário.

5. Gerador de números

Google tem gerador de números aleatórios escondido no buscador, ideal para sorteios online (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Google tem gerador de números aleatórios escondido no buscador, ideal para sorteios online (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Google tem gerador de números aleatórios escondido no buscador, ideal para sorteios online (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Útil para realizar sorteios, a ferramenta Gerador de Números exibe um número aleatório na tela. Por padrão, o intervalo configurado é de 1 a 10, mas o usuário pode selecionar qualquer limite para encontrar um valor qualquer. Para ter acesso ao recurso, digite “gerador de números” (sem aspas) na barra de pesquisas do Google.

6. Nível

Google tem nível de bolha de construção exclusivo na versão para celular (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Google tem nível de bolha de construção exclusivo na versão para celular (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Google tem nível de bolha de construção exclusivo na versão para celular (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Caso queira verificar o nivelamento de uma superfície, a plataforma do Google oferece uma funcão prática: Nível de Bolha. O serviço só pode ser usado através do navegador do celular. Para ativar, escreva "nível e bolha" (sem aspas) na página inicial do site de busca e coloque o aparelho sobre a superfície a ser analisada. A bolha vai indicar se a estrutura está no padrão desejado.

7. Exercício de respiração

Controle sua respiração com um exercício escondido no Google (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Controle sua respiração com um exercício escondido no Google (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Controle sua respiração com um exercício escondido no Google (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
O Google tem um exercício de respiração de um minuto, ideal em casos de nervosismo ou ansiedade. Acesse ao pôr os termos "exercício de respiração" (sem aspas) na barra de pesquisas. Em seguida, será aberto um player, representado por uma esfera dinâmica que aumenta e diminui repetidamente na tela. Ela representa os comandos de inspirar e expirar, a serem acompanhados pelo usuário.

8. Paciência

Jogue Paciência online direto nos resultados do Google (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Jogue Paciência online direto nos resultados do Google (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Jogue Paciência online direto nos resultados do Google (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
O tradicional jogo Paciência também pode ser executado direto no Google. O game de cartas é iniciado ao colocar "solitaire" (sem aspas) no buscador. Em seguida, vá em "Clique para jogar". O usuário pode escolher entre os níveis fácil ou difícil e, logo depois, a partida começa. É possível desfazer uma jogada ou reiniciar o jogo quando quiser.

9. Jogo da Velha

Jogo da Velha escondido nas buscas do Google permite jogar contra a máquina (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Jogo da Velha escondido nas buscas do Google permite jogar contra a máquina (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Jogo da Velha escondido nas buscas do Google permite jogar contra a máquina (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
O clássico jogo entre um "X" e um "O" pode ser disputado com o PC. Os interessados devem digitar "jogo da velha" no Google. O desafiante pode selecionar com qual peça vai jogar e escolher a dificuldade entre fácil, médio e impossível. Também é possível brincar com um amigo — nesta opção, o usuário usa os dois ícones.

10. Cobrinha

Google tem sua própria versão do  jogo Snake escondido na busca (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Google tem sua própria versão do  jogo Snake escondido na busca (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Google tem sua própria versão do jogo Snake escondido na busca (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
O buscador do Google tem seu próprio game Snake, o clássico jogo da cobrinha. Com um visual moderno e lúdico, o visitante controla a cobra com as setas do teclado e deve direcioná-la para comer as maçãs do campo e assim, aumentar de tamanho com cada fruta ingerida. O jogador perde quando esbarra no próprio corpo do animal ou nas paredes. Para jogar, digite "snake" no campo de busca, e depois, na opção "Clique para jogar".

11. Pac-man

Pac-Man pode ser acessado pelo Google (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Pac-Man pode ser acessado pelo Google (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Pac-Man pode ser acessado pelo Google (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
O Google disponibilizou o jogo do Pac-Man em 2010, como um Doodle em comemoração aos 30 anos do game, e decidiu manter no buscador. Ao digitar “pac-man” na barra de pesquisas, um campo com o mesmo gráfico do original, formado pela palavra Google, é aberto na página. O usuário é capaz de controlar o protagonista com as setas do teclado e o objetivo é comer todas as frutinhas e desviar dos fantasmas.

12. Atari Breakout

Google Imagens esconde jogo Breakout, famoso no Atari, para ser jogado online (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Google Imagens esconde jogo Breakout, famoso no Atari, para ser jogado online (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Google Imagens esconde jogo Breakout, famoso no Atari, para ser jogado online (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Outro clássico famoso no Atari está disponível para ser jogado nas buscas do Google, mas desta vez, na aba de pesquisas por imagens. Com as palavras "atari breakout" (sem aspas) na barra de pesquisa, as imagens dos resultados da busca se tornam em blocos do jogo Breakout. O jogador deve controlar a barra da parte inferior da tela com o cursor do mouse, de modo a destruir os blocos coloridos com a bolinha.

13. Super Mario Bros

Caixinha de moedas animada do Super Mario Bros aparece discreta em detalhe no Google (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)Caixinha de moedas animada do Super Mario Bros aparece discreta em detalhe no Google (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
Caixinha de moedas animada do Super Mario Bros aparece discreta em detalhe no Google (Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes)
O sucesso da Nintendo tem uma animação discreta na plataforma do Gigante de Buscas. Ao procurar por "Super Mario Bros" (sem aspas), são exibidos resultados de pesquisas comuns. Porém, um detalhe no canto direito da tela vai mostrar uma clássica caixinha de moedas animada do jogo. O usuário pode clicar no item para recolher as moedas — a desenho dinâmico também tem o tradicional som do recurso no jogo original.

Fonte: Techtudo

Comentários