Olha Só! Aplicativos de smartphone são aliados na redução do estresse cotidiano; conheça algumas opções

Diante da rotina corrida que permeia a vida das pessoas, se abriu um novo caminho para que o cuidado com o corpo e a mente pudessem estar em compasso com os vários compromissos do dia






Diante da rotina corrida que permeia a vida das pessoas, se abriu um novo caminho para que o cuidado com o corpo e a mente pudessem estar em compasso com os vários compromissos do dia. Este trajeto pode ser percorrido através de um aparelho que se tornou indispensável nos tempos modernos: o smartphone. Através dele, aplicativos têm proposto o acesso a momentos de relaxamento que podem ser acessados em poucos passos.


Um deles é o aplicativo Alta Harmony – Meditação & Relaxamento, desenvolvido pelo engenheiro civil, pianista, compositor e pesquisador da Musicoterapia, Alexandre Tavares. A ideia da plataforma é criar uma conexão psicofisiológica entre músicas que compõem o app Alta Harmony – compostas por ele mesmo – e o corpo. Tal troca ocorre ocorre pela ação dos neurotransmissores com as vibrações harmoniosas dessas músicas, as quais levam a mensagem originada pelos estímulos dos tons musicais do cérebro às partes do corpo que precisam ser ativadas.


O objetivo da plataforma é promover a integração dos hemisférios cerebrais; eliminar estresse, depressão, ansiedade, insônia, tensão nervosa, dores de cabeça, enxaquecas, hipertensão arterial, além de atuar para prevenir casos de infarto e AVC. Mais ambicioso, o aplicativo se propõe ainda a estabelecer mudanças na forma de pensar das pessoas, com vistas a alterar os padrões de comportamento e ampliando o nível de consciência da sociedade, estruturar a mente do usuário, incorporando bens intangíveis para aumentar a evolução espiritual e, ainda, estabelecer um ritmo de consonância entre o corpo e a natureza.


O aplicativo está disponível para download na Amazon e no Google Play e o usuário pode escolher a música no menu a partir de como se sente na ocasião do uso, com indicação de que de que vá ao encontro dos propósitos e objetivos mais almejados. Entre as pastas estão: Seja um Vencedor; Viva com Amor; e Leveza e Encanto. Outra indicação é de que as músicas sejam ouvidas com fone de ouvido, com intuito de aumentar a imersão nas sessões.


Benefícios da meditação

Presente na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), a meditação pode ser uma boa válvula de escape para os estresses absorvidos pelo corpo. Prática mental individual milenar, ela consiste em treinar a focalização da atenção de modo a diminuir o pensamento repetitivo e a reorientação cognitiva, promovendo alterações favoráveis no humor e melhora no desempenho cognitivo, além de proporcionar maior integração entre mente, corpo e mundo exterior. A meditação, segundo a PNPIC, pode ampliar a capacidade de observação, atenção, concentração e a regulação do corpo, incluindo mente e também as emoções; facilita o processo de autoconhecimento, autocuidado e autotransformação; e aprimora as relações interpessoais, gerando ganhos à saúde de modo geral.


Outras possibilidades 

O Lojong é um dos poucos aplicativos voltados para o relaxamento e totalmente gratuito. Dentre as funcionalidades disponíveis, ele guia os primeiros momentos de meditação, oferece diferentes opções para a prática da modalidade e conta também com um diário digital onde você pode escrever suas emoções e conquistas. O aplicativo está disponível para iOS e Android.


Também na perspectiva do cuidado, o aplicativo Viva Bem, iniciativa do Ministério da Saúde, tem uma proposta diferente do anterior, pois ajuda você a ficar em dia com a saúde. Ele oferece dicas e notícias sobre tópicos importantes da saúde e conta com diário para anotação dos contatos de médicos, resultados de exames, medicamentos e respectivos horários para tomar, alertas de consultas e exames agendados e carteira de vacinação atualizada. Laudos de exames feitos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) também podem ser obtidos por ele. O aplicativo pode ser acessado por aparelhos iOS e Android.


Mais

Confira apps que ajudam você a relaxar no dia a dia


Alta Harmony – Meditação & Relaxamento

Lojong

Viva Bem

Calm – Meditação e Sono

Meditopia

Sattva

5 minutos

Headspace

Com informações do O Otimista.


#ARTIGO_SEMANAL_EM_07_03_2022

MARACANAÚ COMPLETA 39 ANOS EM MEIO AO CAOS NO "MODELO QUE NÃO PRESTA" DA GESTÃO QUE PERDURA NA PREFEITURA HÁ 17 ANOS,  E COM O POVO DANDO GRANDE DEMONSTRAÇÃO QUE NÃO VAI MAIS ACEITAR CALADO TANTO DESMANDO 

Percebe-se o grande descontentamento de dezenas de milhares de maracanauenses que cada vez mais se revoltam ao terem o seu dia a dia muito mais complicado, no transcorrer do trigésimo nono ano de existência da caçulo município de Maracanaú, com a crise de gestão na educação pública municipal e da infraestrutura. Tudo isso porque o chefe do grupo político que estar no poder há 17 anos, cada vez mais, deixa a desejar diante dos cenários que apareceram que em vez de melhorarem a vida da população estão é trazendo muita indignação e prejuízos. O CÚMULO DA INCAPACIDADE DA ATUAL  GESTÃO NA PREFEITURA É MAIOR DO QUE A IMENSA ARRECADAÇÃO MARACANAUENSE, A NÃO DESINCHAR A FOLHA SALARIAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS? Deixando de dar a reposição salarial de 33% aos professores, descumprindo a recente determinação do Governo Federal? Pois é! Percebemos que veio a tona o grande destroço ocasionado pelo imoral "modus operandis" do grupo Robertista. Essa de encher os órgãos públicos de cargos comissionados está usurpando os recursos públicos da área da Educação. Por isso nunca cumpriram corretamente o PCCR dos professores, e agora nem o reajuste salarial que o Governo Federal dá periodicamente, a má gestão da Prefeitura não quer dar mais. ISSO, MAIS A INCOMPETÊNCIA DE NÃO  EXECUTAR OBRAS DE INFRAESTRUTURA DO JEITO CORRETO E NO MOMENTO CERTO, ESTÃO DESPERTANDO O POVO QUE RESOLVEU NÃO AGUENTAR MAIS CALADO, TANTA NEGLIGÊNCIA? Verdade! Por que como dar para aguentar ver as crianças e pré-adolescentes fora da escola? por incapacidade da gestão municipal, enquanto nas outras cidades as aulas estão "bombando", há muitas semanas. Como suportar a parafernália que se encontra a mobilidade maracanauense, muitos chefes de famílias gastam mais tempo para ir e vim do trabalho, tendo um "problemão", porque ao não ter aulas, os seus filhos não estão podendo ter os cuidados devidos. Além de estar prejudicando todos os trabalhadores e o comércio que estão com sua rotina muito prejudicada. Cobrar, fiscalizar e denunciar mais ainda devem trazer a normalidade. Avançamos!

MOVIMENTO ELEITOR PARTICIPATIVO (EL-PARTICIPO) traz Um Novo Olhar para Maracanaú, EMPODERANDO quem contratou, no pleito eleitoral, funcionários políticos.


Comentários